O retorno do que já fomos

Floresce sempre na alma

O retorno do que já fomos.

Mesmo sendo hoje diferentes

Somos parte o que já um dia fomos.

E por mais que nos transformemos

Manteremos, impregnado, parte do que já fomos.

E mesmo sendo parte do que já fomos

Podemos ser hoje, parte diferente, do que já fomos.

É mais complicado do que parece, sendo ao mesmo tempo simples em parte e impossível no todo. Somos eternos mutáveis em nossa percepção do mundo e em nossa realização como seres sencientes. Somos ao dormir diferentes daquele que fomos ao acordar. A transformação é uma das características humanas, porem algumas essências estão enraizadas em nosso ser, simplesmente porque somos parte natureza (genética) e somos parte o que construímos e adquirimos (fenótipo), e assim nosso cérebro, arcabouço estrutural de nossa mente e dos seres que nos compõem, se programa construindo circuitos neurais que mesmo com toda a plasticidade deste mesmo cérebro, muitas vezes faz parte, e outras passa a fazer parte, de nosso circuito neural de base.

Parte não mudamos por que não conseguimos, parte não nos transformamos porque somos omissos, temos preguiça, temos medo do novo e do diferente, parte porque somos coniventes, parte simplesmente por nossa desumana forma de ler o social que nos cerca, parte pela ganancia, parte pela nossa petulância e arrogância.

Como humanos somos transformáveis, mas tomemos cuidado pois somos também moldáveis, e a sociedade, o poder político, econômico e religioso, além de muitas ordens seculares, tudo fazem para nos moldar, e não para nos transformar em revolucionários de nossa própria humanidade, na descoberta do verdadeiro amor e da dignidade social e humana, sem abrir mão de nosso poder racional, analítico e lógico.

Temos tudo para sermos verdadeiros homo sapiens, mas na maioria das vezes não passamos de reles homo “demens”. Somos mortais e assim passageiros de uma única e breve jornada, antes de nos desvalorizar, isto é motivo de maior valor, pois que a maravilha da vida e o quase milagre de podermos existir deve por si só ser motivo e motivação para buscarmos nos transformar em humanos de verdade.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 06/12/2012
Código do texto: T4022289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.