Gambiarra - Made in Brazil

Quem não gosta de gambiarra ou não pratica a gambiarra é porque não tem conhecimento do assunto para fazer o "reparo" ou então porque é preguiçoso e não quer trabalhar e assume aquela postura do povo rico lá da terra do Tio Sam (os comedores de hamburgueres) que, como todo poderoso, não quer saber de improvisar.

Manda arrancar tudo e colocar um novo, seja o que for.

Ou então joga fora a geladeira, o rádio. a TV e substitue por um novo, porque dinheiro pra ele é fácil.

O vidro do retrovisor do meu carro quebrou, estourou, não sei porque sem nada que o tocasse. A base de sustentação desse espelho caiu junto na rua e quando dei a volta no quarteirão para tentar recuperá-la, outros carros haviam passado por cima e a trituraram. Eu sabia que iria ter problema.

Dirigir sem retrovisor até esperar a burocracia do seguro, eu não quis arriscar. Bem que tentei o seguro, mas a peça não existe disponivel como sempre e eu parti para a solução que eu chamo "custo beneficio".

Fui naquela região onde funcionam as "robautos" e nada. Houve um lá que queria me cobrar R$350,00 pelo retrovisor inteiro, mais caro que na concessionária(rss).

Quase ri na cara dele, porque eu já havia tentado na concessionária e sabia o preço original. Tentei várias opções, andei o dia inteiro e pra não ficar tres quatro dias em o retrovisor apelei pra gambiarra.

Eu tinha o endereço do meu "Mc-Giver" particular. Fui lá e ele me cobrou R$25,00 do espelho e mais R$10,00 pra colar com um pedaço de borracha improvisado. Ficou novinho, faltou só a moldura do espelho, mas quem vai notar se for mesmo do ramo ou daqules nerds muito observadores, do tipo, que largam a mulher lá na cama de baby doll e vão pra garagem lavar o carro e ficar alisando-o o dia inteiro, passando cera e tudo mais.

Ficou tão bom, que acho que não vou perder tempo em colocar um original, mesmo que seja pelo seguro que não vai me custar nada.

O mundo está precisando disso, de gente que simplesmente olha, estuda o problema e conserta baratinho. Desses caras que trabalham por amor, porque gostam e não desses picaretas engravatados dentro de lojas e oficinas mecânicas que um arranhãozinho num para-choque eles querem logo colocar um novo e dizem que não dá pra repintar ou recuperar.

Por isso que os Americanos do Norte está lá falidos, não produzem, não sabem nada, e esse jeito antigo de ganhar dinheiro com patentes, royalties, franshising e outras maneiras que eles encontram de mamar sem fazer nada, anda meio manjado e eles ficam chupando dedo e vão morrer no fundo do poço.

Aliás, já contei aqui em um artigo anterior sobre um toldo que eu quis consertar, na mesma empresa que o vendeu e montou pra mim. Uma chuva de granizo veio de repente e a lona de cobertura estava com tres anos de uso e ficou em bagaço. Liguei, eles disseram que não fazem reparos, só fabricam. Eu ri na cara deles e disse que eles não iriam longe. Fui em outro ele aproveitou a estrutura metalica, desmontou e pôs uma outra lona nova, sem problema, sem reclamação.