O Complexo do Simples

Ele estava cheio de preocupações com o dia seguinte. Preocupado com a sua escola, com o curso de eletrônica, com a aula de Instalações Elétricas Residenciais, com a planta que tinha que entregar no dia seguinte e mal começara.

Pensando em tudo isso, logo baixou em si um espírito filósofo de botequim, e começou a questionar-se sobre seus dissabores.

- Pra que tantas regras, tantos cálculos, tanta babaquice, só pra iluminar uma casa?

- Sem tudo isso não haveria a energia!

- Mas a luz do Sol basta.

- Imagine como seria o mundo sem a eletricidade. Tudo seria mais complicado, ainda nos corresponderíamos através de cartas, andaríamos a cavalo, dormiríamos com o dia.

- E quem disse que isso significa algo? Nossos antepassados viveram muito bem sem a eletricidade.

- Sua cabeça é realmente impermeável, mas vou continuar tentando. Imagine se alguém sofre um acidente durante a noite, e precisa urgentemente de uma cirurgia. Antigamente isso não seria possível, e o paciente acabaria por morrer.

- Uma hora ou outra ele morreria mesmo. Se não morresse durante a noite, que fosse durante o dia. A morte sempre chega.

- Ora se você já não mudou o rumo do assunto!

- Estou expondo a verdade. A eletricidade é só mais um meio que o ser humano se utiliza para tardar a morte e simplificar a vida, simplificar algo que já poderia ser simples, mesmo sendo complexo, tornando então, difícil.

- Tudo bem, tudo bem. Enfrente a vida assim então. Assim como me convenceu, seu professor certamente concordará com a sua teoria, e te dará um ponto positivo por não fazer seus deveres. Você sabe que não é isso o que ele vai fazer.

- Aí ele estaria dificultando algo que poderia ser simples.

- Assim como você está tentando fazer, tentando criar uma teoria filosófica baseada no complexo do simples, ao invés de fazer logo sua planta?

- É o caminho menos complexo pra mim.

- Professores não ligam para o que se adapta ao seu gosto. Só querem o trabalho pronto no dia combinado.

- Viu! Professores são um bom exemplo de gente que dificulta o que poderia ser muito simples. Fico com minha teoria e seja o que Deus quiser.

- Não entendo essa sua mania de dificultar o que poderia ser tão simples.