A Força Viva da Progressividade

Os que estão adiante, através do contato social, auxiliam os outros a progredir.

O caminho da progressividade se dá passo a passo, e contudo possa ser em momentos atravancado, nenhum homem conseguirá detê-lo.

Os que se colocam como obstáculo nesse caminho, ainda que causem algum retardo à essa força viva, serão pisoteados pela torrente que procuram deter.

Assim, mesmo que as leis humanas se tornem incompatíveis com essa força, beneficiando os mais fortes em prejuízo dos mais fracos, se distanciando da justiça suprema que é o bem para todos, as revoluções morais e sociais continuam se infiltrando pouco a pouco nas idéias até que fazem ruir o edifício carcomido do passado, que está já em desarmonia com as necessidades atualizadas, enfim promovendo novas aspirações.

Os homens medíocres não percebem frequentemente nesses movimentos os desígnios da Providência, atacando-os como desordem e confusão. Entretanto aqueles que elevam seu pensamento acima de seus interesses pessoais admiram o surgimento de um bem maior, sabendo que a tempestade e a agitação saneiam a atmosfera após perturbá-la.

cf. Allan Kardec in "O Livro dos Espíritos", Livro III, Capítulo VIII [779 a 783]