O que acontece quando nos afastamos de Deus?
Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Romanos 1:28
Este texto de Romanos serve como base para explicar a conduta da humanidade nos tempos de hoje. Este fim de semana assisti a um filme que me fez refletir muito. O filme é Cisne Negro. Ele conta a história de uma bela bailarina mentalmente perturbada. A moça é meiga, doce, virginal; porém ela ganha o papel de Rainha dos Cisnes na peça Lago dos Cisnes e tem que interpretar tanto o Cisne Branco, a quem se aplicam as mesmas qualidades que ela tem, mas também tem que interpretar seu gêmeo malvado, o Cisne Negro, que é sensual, envolvente e mau por natureza.
O conflito se dá pois a moça tem que encontrar em si o mal para dar veracidade ao papel, e quanto mais ela se aprofunda no lado negro de seu interior, tanto mais perturbada ela fica. Ela vai se tornando tão má que fica irreconhecível a própria mãe...
A literatura aborda bastante esse tema: a maldade humana. Há dois clássicos que amo e que também relatam pessoas que entram em contato com sua maldade, com seu lado obscuro. Um deles é Dr.Jekill and Mr.Hyde, ou O Médico e o Monstro. Neste livro um médico totalmente bom e generoso faz experimentos para provar que todas as pessoas tem um lado mal. Ele chega ao resultado de uma fórmula capaz de fazer aparecer o lado mais obscuro das pessoas e como é um homem bom acaba tomando para não prejudicar ninguém. A princípio seu lado mal é um homem baixote, porém forte, pois foi a vida toda suprimido. Aos poucos vai, todavia, tomando ainda mais espaço, ganhando mais força a fim de libertar-se.
Outro livro que aborda esse tema é O Retrato de Dorian Gray. Um jovem lindo e rico que começa a conhecer os prazeres da vida. Um pintor resolve capturar sua beleza enorme e o retrato fica tão perfeito que Dorian afirma que daria qualquer coisa para ficar sempre como naquele retrato, daria até mesmo sua alma... O pedido de Dorian é atendido e ele percebe que todas as vilanias que ele comete assim como características do passar do tempo vão se assentando sobre seu retrato, mas seu rosto continua angelical. Dorian se sente tão imune à influência de seus atos de maldade que vai se tornando um ser demoníaco.
Mas o que tudo isso tem a ver com o texto de Romanos? Pois bem, neste texto Paulo descreve o quão más as pessoas se tornam quando se afastam de Deus. Todos nós temos a maldade enraizada em nós por causa de nossa natureza adâmica, mas somos pessoas educadas socialmente para mantermos certos padrões: Damos bom dia mesmo quando queremos explodir tudo. Engolimos a seco pensamentos sobre certas pessoas, para não perdermos o emprego, a família, o marido, ou mesmo os dentes dependendo de quem for a pessoa.
Aí ouvimos notícias a respeito de uma pessoa que cometeu insanidades e nos perguntamos: Mas como fulano fez isso? Quantas vezes al ligarmos a TV vemos uma notícia que nos faz pensar nos limites da maldade humana?
O apóstolo Paulo nos diz que isso se deve às pessoas terem rejeitado o conhecimento de Deus! Conheci pessoas que estavam na igreja e que quando saíram tiveram atitudes que nos pegaram de surpresa. Tomaram decisões, disseram coisas que me deixaram perplexa... Mas por outro lado hoje vejo que quando nos afastamos de Deus também nos afastamos de nós mesmos. Pior ainda: nos afastamos da melhor pessoa que podemos ser, e aos poucos podemos nos tornar pessoas vis, inescrupulosas, maledicentes, podemos ter contato com nosso lado mal, obscuro. Muitas vezes chegamos a pensar que a pessoa era falsa, duas caras. Eu afirmo que na verdade a pessoa apenas deixou-se revelar, talvez até pra si mesma.
Ainda sobre literatura, em Dom Casmurro o próprio Dom analisa o comportamento de Capitu, comparando a menina que conheceu e a mulher com quem ele se casou e afirma: Uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca! Ou seja: as pessoas não se tornam algo que não são... A maldade já estava lá, espreitando, vindo à tona em doses pequenas, e quando a pessoa se afasta de Deus ela acaba com o mecanismo que suprimia sua maldade interior: A voz do Espírito Santo!
Meu Deus! Que perigo! Todos nós então corremos o risco de sermos maus, cabe a nós buscarmos a cura para nossa natureza: A presença de Deus, o conhecimento de Deus, o voz do Espírito Santo. Eles podem nos fazer ter uma história nova, uma natureza santa, transformada e regenerada!