Medo

É sempre comum dizermos a alguém que esteja enfrentando um dilema ou lutando contra uma dificuldade: "não tenha medo." Bem, por que nós sempre dizemos aos outros que não tenham medo quando nós mesmos vivemos com medo? Todo mundo tem medo. O medo faz parte de nós e, posso afirmar quase com certeza, que um dos grandes desafios do ser humano é travar uma batalha diária contra seus medos. Nós temos muitos medos: medo de não realizar nossos sonhos, de não estarmos vivendo realmente, de não estarmos à altura dos desafios que nos aparecem, de não encontrarmos o amor. Se somarmos bem, o ser humano tem dentro de si um monte de medos. O que é, então, ser corajoso? Não ter medo de nada? Bem, se o medo pode nos impedir de crescer, superar um desafio ou vencer nossas limitações internas, ele também pode fazer com que sejamos mais prudentes e não nos lancemos aos desafios de forma inconsequente. Se é inevitável ter medo em muitas ocasiões em nossas vidas, não é inevitável permitir que o medo trave nossa vida. Ter medo não é prova de fraqueza, mas de que somos humanos e vulneráveis. E, reconhecendo nossa vulnerabilidade, podemos trabalhar nela para vencê-la e transpor os limites que possam estar nos impedindo de viver plenamente.