Homem não chora
Ele está visivelmente mais magro, com olheiras profundas, e se queixando de dores no corpo, mas, sei que sua maior dor provavelmente não é no corpo.
Um dia desses me deparei com sua aparência triste, imóvel e olhar perdido. Perguntei: Com você está? Rapidamente, ele respondeu: Bem, muito bem, ótimo. Diante da contradição entre suas palavras e aparência fiquei um pouquinho olhando para ele.
Logo ele começou a chorar, tentando se conter, e eu disse: Chore e me sentei não muito distante. Mas, ele se permitiu apenas algumas lagrimas, olhou para mim e disse: Me desculpa. Pensei como ele pode pedir desculpas por chorar, que loucura. Logo pediu licença e foi lavar o rosto, ao voltar passou por mim se esforçando para parecer ótimo.
Senti tristeza por ele, parece que não consegue admitir que o rompimento do seu relacionamento, tirou sua vida do caminho traçado pelos dois, destruiu alguns dos seus sonhos e que precisa chorar essa dor, e talvez a saudade dela, também esteja doendo demais e é preciso que ele se permita sofrer para depois superar.
Eu disse a ele: Chorar pode te fazer bem, mas, ele teima em tentar parecer ótimo.
Depois fiquei lembrando da musica do Frejat, Homem não chora, que diz:
“Homem não chora
Nem por dor
Nem por amor...
Esse meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora”. Sinto muita dó desses homens que não choram.
Março de 2012