João e Maria

João e Maria eram filhos do pai Ausente e da madrasta Consumista, que veio a substituir sua mãe falecida Amor. Até quando viviam com a sua mãe, a vida era boa e eles eram bastante ricos. Depois que ela faleceu, seu pai Ausente casou-se com Consumista, o que parecia bom, todavia Consumista se revelou bastante ágil para destruir o edifício familiar. Eles chegaram a uma situação de quase miséria e Consumista disse a Ausente que abandonaria seus filhos, pois eles só davam despesas desnecessárias. Apesar de tudo, Ausente amava muito seus filhos, mas a muito contragosto resolveu ceder, pois Consumista ameaçou viciar seus filhos. Consumista acabou levando os meninos até a Floresta do Capitalismo, para que lá se perdessem. Depois de dias vagando na floresta, eles encontram o labirinto da pós-modernidade que escravizava quem lá entrasse. João e Maria ficaram perturbados com a fragmentação e possibilidades do labirinto. Com medo, resolveram soltar migalhas de valores para que não perdessem, entretanto a quimera das ambições comeu grande parte das migalhas. Foram se distraindo ao longo do caminho com os atrativos que encontravam, o que parecia torná-los cada vez mais felizes, no entanto os tornava cada vez mais infelizes, com rótulos de felicidade em todos os lugares era difícil que eles se dessem conta, embora sentissem um enorme vazio. Porém, certo dia, Maria observando o estado de João de alienação ao labirinto pensou em alguma forma de avançar para sair daquela prisão. Para isso, Maria teve a ideia de utilizar os fragmentos do labirinto como experiências de aprendizagem, com isso eles conseguiram resignificar a situação e avançar pelo labirinto. Chegou um momento em que o labirinto não funcionava mais como uma prisão e eles conseguiram sair da floresta do capitalismo. Ao sair, João e Maria procuraram novamente sua casa. Quando chegaram lá perceberam que Consumista já não tinha mais sua força e junto com seu pai ausente conseguiram expulsá-la do lar da família. João e Maria ensinaram então a Ausente o valor da presença.

Larissa Santana e Renalle Ruana Pessoa Ramos
Enviado por Larissa Santana em 18/10/2012
Código do texto: T3940028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.