"O que é a depressão?"
Certo dia vi um vídeo de um certo cientista social cujo tenho muito respeito que abordava esta questão e não pude deixar de ficar impressionado com sua resposta, sem duvidas, bem articulada...
"O que é então a depressão?"
Depressão é quando não sabemos a resposta de algo.
O ser humano faz muitas perguntas, principalmente a si mesmo e, quando não encontra suas respostas, ele fica deprimido...
"Por que ela me deixou?", "por que fui demitido?", "por que não consigo?", "por que aconteceu isto"?, "por que é assim?" [...]
Em geral, algumas perguntas básicas já são mais do que suficientes para deixar alguém com uma auto estima baixa e deprimido, principalmente hoje em dia quando o mundo anda girando cada vez mais rápido e os sistemas e coisas que nos cercam, as variáveis da vida de cada um, são mais dinâmicas...
É tudo questão de uma auto-imagem.
Você se reconhece em alguém ou em algo.
Você acredita ser suficiente para amar, para desempenhar, para ser alguém, para isto, para aquilo..E quando você e é pego de surpresa, você fica deprimido; você perde parte da sua identidade, daquilo que você se identifica ou toda ela...
Quando um namorado(a) te deixa, quando um amigo te trai, quando você é despedido, quando você falha você quebra uma auto imagem de si mesmo que você mesmo construiu e que, em concordância te fazia ter sua auto estima lá em cima...
Quando vc tem uma ideologia que não se sustenta numa discussão e não tem o que falar contra argumentos... Você quebra sua auto imagem e, nestes casos, até fica sentindo que esta vazio agora, afinal, perdeu sua ideologia...
E, embora você possa falar à alguém com auto imagem quebrada e depressiva "vai, você consegue", nem sempre isto ajuda.
E por que não?
Por que sem estudar mais as suas próprias situações, sem uma auto imagem de confiança nova, esta pessoa irá novamente se frustrar, se deprimir e talvez até mesmo agravar seu quadro de insatisfação consigo mesma ou perdição de si próprio...
Então o que fazer?
Como ajudar alguém, ou se ajudar caso fique deprimido?
Diga para a pessoa ou a sí mesmo que estude!
Diga para que procure o novo!
Diga para que aprenda algo a mais ou atualize-se!
Faça com que procure quebrar o antigo sistema de valores; procure ir além do antigo sistema que havia posto a si próprio.
Construa uma nova auto-imagem (por que construímos o tempo todo), inove a si próprio...
Quanto mais você souber lidar com as coisas, quanto mais conhecimento sobre as coisas que cercam a sua vida (cada um com suas variáveis), mais longe de ficar deprimido, de uma depressão, de uma desilusão (por menor ou maior que seja) você estará...
Não fique estagnado em si próprio...
"Se de ti se bastar, de ti e por ti um dia irá morrer, isto posso afirmar..."