O caminhante e a jovem
Um velho passando por uma estrada é observado por uma jovem curiosa.
Esta percebe no ancião uma certa tranquilidade. Então se aproxima.
-Bom dia ,meu amigo!
-Bom dia jovem.- Fala ele olhando-a
-vejo certa tranquilidade em seus olhos. - E se coloca bem na frente dele olhando-o bem nos olhos -És um mestre?
-Não!- disse ele rindo e se colocando ao lado dela e se pondo a andar ao lado dela -Também não conheço nenhum.
-Como não?-perguntou ela espantada- E esses que os livros religiosos falam....a Bíblia, o Alcorão, budistas, hindus...
- Esses os livros nos falam -cortou o ancião- Esses eu sei porque os livros nos informam. Isso é sabedoria de livro, não é conhecimento pessoal. quando disse que não conheço ninguém é que eu nunca estive com um. Quando você tem conhecimento de uma coisa porque esteve junto da situação, aprendeu no dia-a-dia, participou... isso é conhecimento verdadeiro. Quando te falam sobre as coisas ,isso é conhecimento livresco, dos outros. O verdadeiro conhecimento, a verdadeira sabedoria tem que vir do dia-adia, da labuta e da própria procura.
- O que sabes da vida?- perguntou a jovem curiosa.
-Nada !
- Qual a sua religião?
- Nenhuma !
- O que tens para aprender?
- Tudo!
- O que já aprendeu ?
- Coisa nenhuma !
-Por quê caminhas?
-Todos nós caminhamos...quem não caminha na vida morre...para a matéria. De certa forma o viver é caminhar. O aprender é caminhar, o sorrir é caminhar, o chorar é caminhar...estamos sempre caminhando, sempre caminhando...de uma forma ou de outra. Não existe o ponto estático na vida....Quem não caminha para a vida morre para a matéria mas caminha para o espiritual...Movimento constante, nunca se para...sempre caminhando para a frente...de uma forma ou de outra...
um silêncio momentâneo se faz entre os dois que olham para o horizonte.