Morte ou Vida ?

Sempre me questionei sobre assuntos polêmicos que nos cercam, sempre tive muitas duvidas sobre a vida, seu sentido e seu significado, sempre ouvi aquela frase clássica do senso comum, “a morte é a única certeza dessa vida”, e sempre acreditei nela, por mais inesperada que seja, por mais amarga, dolorosa e sofrida que seja, a morte é nossa única certeza. Nunca havia experimentado o seu poder tão perto, nunca havia sentido sua força em uma circunstância tão próxima, mais ela veio e como faz na maioria das vezes, veio sem avisar, ao menos para a maioria das pessoas que foram pegas de surpresa com o seu repentino aparecimento, e juntamente com ela trouxe muita tristeza, muita dor, muita saudade e, sobretudo trouxe também muitas duvidas.

Acredito que devam existir milhares de explicações para a morte, varias teorias sobre ela e sobre suas consequências, as religiões em suas conjecturas e preceitos normalmente carregam consigo algumas dessas teorias que na grande maioria das vezes servem de consolo e conforto para os “corações” de seus fieis, mas ainda que um “crente” conheça todas as teorias presentes em sua religião, a dor e a tristeza causadas pela morte são inevitáveis. Pensar a morte como um fim é para muitos o pensamento mais doloroso, e de fato a morte pode ser caracterizada como tal, a morte sem duvida alguma é o fim daquele pequeno ciclo vital, é o fim dos batimentos cárdicos é o fim do movimento do corpo, o fim da capacidade intelectual presente em nós “seres humanos”, mas será a morte de fato o fim da vida? Ou será a morte um reinicio? Posso aqui falar daquilo que acredito, porem não posso afirma que isso em que acredito é de fato toda verdade sobre a morte e a vida.

Pensar a morte como um fim talvez seja o motivo de tanta dor e sofrimento para aqueles que permaneceram vivos, a certeza de que nunca mais veremos um ente querido é sem duvida uma situação muito sofrível, mas será esse o papel da morte? Prefiro acreditar que não e reconheço que com minha mera crença não posso provar que estou certo e nem é esse meu propósito.

Acredito que a morte seja um recomeço e boa parte da minha crença está respaldada nos fundamentos da doutrina Cristã, pensar na morte como um reinicio me faz pensar também na vida e no seu significado, pois se penso na morte como um recomeço sem duvida seria um recomeço da própria vida que a morte roubou ou transportou, e em meio a tudo isso me vem outro questionamento, o que é de fato ser “Humano” o que caracteriza alguém como um ser vivo, um humano? Ao ver o corpo de meu irmão ali deitado naquele caixão, sem movimento nem sinais vitais, me questionei, será que é ele mesmo quem está deitado ai? E se for, quem ele era ou é? O que ele era ou é? Eu realmente não sei, sei que ele enquanto Ewerton santos Corrêa, não era apenas um nome, não era apenas um corpo, um sorriso, uma voz, era algo mais, algo que a morte levou, algo que talvez seja mais precioso que o corpo, mas quem sem ele, "o corpo", não poderia permanecer entre nós, mas que algo será esse que é “maior” que o corpo e que não pode permanecer aqui sem ele? Atrevo-me assim como muitos fizeram a nomeá-la como alma, e talvez a alma seja a parte de um humano que mais o caracterize como tal, acredito que ela é quem nos da à capacidade para fazer todos esses questionamentos por mais absurdos e infantis que eles sejam, a alma alem do movimento foi o que não permanecem ali, naquele corpo estendido sobre aquele molde de madeira coberto de flores e rodeado de corações partidos cheios de duvidas e incertezas.

Como disse anteriormente penso na morte como um recomeço, um reinicio disso que chamamos vida, e nossa dor talvez seja por que enquanto aqui estivermos não poderemos acompanhar esse reinicio esse recomeço, talvez a dor seja tão grande que acreditar que ele de fato não morreu mas passou, não seja suficiente.

Se apegar nessa crença talvez seja uma forma de aliviar a dor daqueles sofrem, mas é nisso que acredito, não sei se um dia voltaremos a ver aqueles que saíram da transitoriedade e partiram para a eternidade, sei que sem duvida, um dia estaremos lá, talvez não mais como Ewerton Santos Correa, ou Elias Santos Correa Junior, mas sei que um dia estaremos lá, não sei se como seres Humanos, pois nossos corpos aqui ficarão, mais como alma sem duvida alguma, como essa parte de nossa constituição humana que é maior que nosso corpo mais que aqui na transitoriedade, não pode permanecer sem ele.

TEXTO ESCRITO APÓS UM TRÁGICO ACIDENTE QUE CEIFOU A VIDA DE UM JOVEM RAPAZ, "EWERTON SANTOS CORRREA" MEU IRMÃO, DESCONSIDEREM AS FRASES DESCONEXAS, E ALGUMAS QUE NÃO FAZEM MUITO SENTIDO, ME ENCONTRAVA SOBRE FORTE EMOÇÃO, MAIS SENTIA UMA NECESSIDADE IMENSA DE ESCREVER.