"A caça ao herege"...

Eu acho no mínimo engraçado como uma ideologia com alguns pormenores diferentes pode colocar pessoas em um pseudo estado de confrontamento, principalmente nesta vasta rede social lotada de indiretas kk

Se de ideologias diferentes for-se nascendo pseudo inimigos - senão inimigos propriamente ditos - e rancores acredito que, em certo ponto, as pessoas vão se odiar pelo simples fato de não se conseguir achar um consenso entre todo mundo...

Vejo, principalmente na área em que eu atuo - ou pretendo atuar - uma certa coerção, ou também uma certa barreira invisível, feita de palavras e pensamentos quando se diz a um modo de pensar diferente dos demais... Tal fato, o simples de pensar diferente, direito de todo ser humano, se faz como uma espécie de pecado... Algo que se persegue taxando e, inclusive, colocando a pessoa numa imagem padrão...

Acredito que quando falamos de um mundo melhor, em primeiro lugar, deve-se ter o pensamento de que as pessoas pensam diferente, sonham diferente, vivem vidas diferentes e que, embora num futuro local feito de um tipo de igualdade e, principalmente, liberdade, aquela que é a de pensar deveria ser a primeira a ser pensada... Ao que se diz então a algum pensamentos que procure mudanças cujas provoquem riscos aos demais com este modo de pensar, como uma mudança de sistema social ou uma tentativa de volta a um já fracassado então, este deveria ser tratado e não "cassado"...

O extremismo quanto ao modo de pensar que vejo em algumas pessoas chega a ser, de certa maneira, um tipo de espírito de caça onde certa censura, rotulação e caça propriamente dita é feita se identificado um ser que não pense e haja de acordo com o que um livro, autor ou, em caso de religião, Deus ditou... Não estou tentando fazer uma comparação com o dogmatismo religioso, antes que algum desses me venha colocando palavras na boca...

Quando se diz a sonhar com uma revolução no sistema, com um sistema novo, com uma vida nova em um mundo novo acredito que todos, sem excessão, tenham este direito indiferente de número de livro que se tenha lido, indiferente da ideologia, indiferente de suas lutas e tudo mais.... Os pormenores deste pensamento o "campo" onde estes se defrontam com os outros é quem vai limitando, anulando ou até mesmo dando forças...

Logo, me pergunto... Com que direito uma "caça às bruxas" é feita a um ser humano que apenas sonha com um mundo melhor com seus pensamentos....?

Sabe, não é como se todos os livros do mundo pudessem responder todas as perguntas existentes... Também não é como se a pessoa que pensa por si ao invés de pensar o que um par de livros pensa e te faz pensar já tenha lido vários livros, várias vezes à ponto de decorá-los...Também não é como se ela fosse convencida com uma ou duas palavras difíceis (por que tem aqueles que acreditam que falando os termos mais dicionarizados possíveis colabora no convencimento quando, por vezes, só faz um emaranhado de confusões na sua cabeça, sem mencionar o fato de que uma didática no mínimo compreensível ser necessária quando se luta contra todo um sistema de coisas que faz as pessoas dificilmente compreender o que significa simples palavras como, por exemplo, "antagonismo", principalmente as pessoas mais manipuladas nisto tudo -, nem como se esta pessoa fosse obrigada a pensar, aceitar e viver de acordo com um pensamento que todos aos eu redor andam tendo...

E sobre conhecer o pensamento "herege"?

Difícil a situação....Afinal, quem jamais leu tudo o que estes já leram dificilmente terá seu pensamento aceito se em cada linha do seu pensar não haver uma nota de rodapé citando algum livro/autor já conhecido, afinal, pensar diferente é a heresia em sí...

Além do mais... Os rótulos costumam vir antes de sequer a chance de esclarecer os pormenores da coisa, assim sendo, até mesmo quando a chance de conversa é tida o psicológico já fechado ao diálogo esta presente fechando as chances também de se compreender as coisas...

Oras, em começo de conversa.... Se alguém pensa diferente e somente ela pensa assim tendo ao seu redor um punhado de pessoas que seguem um outro tipo de pensamentos já a torna um fator minimizado, afinal, uma mudança com estas magnitudes - de "mundo" - não se faz sozinho....

Mas, como já dito, é de se espantar como uma certa teimosia se faz com algumas pessoas que mal podem ver alguém pensando por si ao invés de por um punhado de folhas, por mais valiosas que elas sejam...

O mais engraçado - precisamos rir para não chorar - é que mesmo que esta pessoa que pensa diferente lute diariamente junto com estas outras que seguem um sonho em comum por ideias de mudança praticamente iguais... esta é, de certa maneira, "atacada" por seu pensar quando se nega a ser rotulada por algo que não é... Como se um ideal em divergência fizesse todo o tempo de luta - por menos grande que seja, mas com muito esforço - em que este ser pensante "pecador" colaborou sem expor sua diferença... Até mesmo uma imagem nova pode ser feita, que anule totalmente a anterior e um rótulo pode ser colocado sendo agora, não mais a pessoa que uma vez este era para todos e sim um novo ser... Um novo ser criado e tratado de acordo com aquilo que ele passou a ser por simplesmente pensar diferente, sonhar diferente... Ver diferente...

Quanto aos livros... Esta pessoa passa a ser atacada por eles, claro... Afinal, todo santo livro que fala do nosso sistema econômico - sem tirar todo e qualquer mérito, claro - ataca, de alguma maneira, pessoas que pensam diferente com alguma palavra ou teoria que o leve a ser tratado como um manipulado...

Agora, o que uma vez era uma pessoa que lutava lado a lado com o mesmo - e talvez até mesmo mais - empenho de todos os demais, embora pense diferente, passa a ser tratado, rotulado, visto de uma maneira diferente... Por pensar diferente e por ser condenado pelos livros com os quais os outros vivem se guiando...

Inimigos se criam, muitas vezes, pelo simples fato destes pensarem... É no minimo irônico....

Ando vendo isto a cada dia mais nos meus ambientes de convívio... Um certo extremismo no pensar que chega, inclusive, a censurar pessoas as rotulando e as deixando de lado...

Como dito acima, no inicio disto tudo... Atualmente curso ciências sociais e pretendo ser alguém que luta por um mundo melhor... Agora, até quando continuarei cursando isto já coloco em duvida, afinal, jamais irei me aceitar rotulado por algo que não sou, jamais vou pensar algo que não me convenceram a pensar, jamais vou pensar algo que me forçam a pensar e, principalmente, jamais vou pensar em censurar alguém por seus pensamentos, tal como, jamais vou caçar alguém por pensar diferente de mim...

O direito de pensar, de sonhar e de desejar um mundo melhor é direito de todos e não é um punhado de livros e suas páginas, tal qual um ambiente de pensamentos iguais com seus extremismos que tem o direito de minimizar alguém como se fosse um inimigo pessoal da pessoa....

Há de se aprender, principalmente, que pensar diferente não é odiar alguém, pensar diferente não é fazer inimigos pessoais e não é por que alguém pensa diferente de você que esta pessoa mereça ser olhada diferente, falada pelas costas, evitada , por vezes, odiada...

Para que há dialogo se o rótulo vem antes do esclarecimento de idéias?

Se o inimigo é feito sem a devida conversa?

São estes certos comportamentos que andam me amolando, afinal, ando sendo um dos perseguido também, tratado como um tipo de bruxa por não sonhar com um comunismo, embora participe(asse) de lutas constantes com as pessoas de ideologia (não vou citar qual) aparentemente dominante no meu ambiente de estudo...

Deixando aqui claro que, apesar de não lutar por comunismo eu não desconsidero o sistema, muito menos o acho impróprio, pelo contrário, se de fato se concretizar(asse) é infinitamente melhor do que nossa situação atual....

Agora, me faço perguntar... Será mesmo que estou na área certa?

Afinal, se por pensar diferente somos tratado de certa maneira, me cogito sobre um ideal de liberdade de alguns sonhos para o futuro...

Felizmente não sou eu alguém que cede para estas pressõezinhas cujas já sei exatamente como pensar e tratar... Mas, ainda assim, acho um tanto intrigante...

Não entrei numa faculdade para ser caçado, nem serei e se para continuar lutando eu devo me rotular de algo que não sou, prefiro parar, afinal não é com pessoas que sequer conseguem entender e lidar com diferenças de pensar que eu vim lutar junto num ambiente universitário...

Aliás, provavelmente no meu próximo dia e aula haverá quem me olhe diferente pelo fato de eu ter postado isto aqui... Postar no que eu acredito, mesmo que esta crença esteja sujeita a mudanças com o tempo...

Sabe o que mais que eu acredito?

Acredito que acima de tudo devemos lutar pelo melhor.

As idéias de "melhor" são subjetivas, logo, os pensares podem ser sim diferentes... Se sequer a chance de pensar ser dada a alguém o que dirá que esta pessoa - se não convencida pelos livros e estudiosos - não se sentirá coagida ou acuada?

E, sinceramente, não acredito que seja numa espécie de "caça ao herege" que as pessoas, de fato, enxerguem a dita "verdade e a luz" do mundo... Para isto há diálogo e há o campo onde as idéias se confrontam...

Espero sinceramente ver mais futuro neste rumo que estou trilhando, afinal, no momento, as coisas estão começando a se tornar bastante obscuras...

Bem, havia muito mais à ser dito, mas acredito que não seja ainda hora.

Tudo tem seu tempo... Eu estou na espera, como muita gente...

Após tudo isto, termino dizendo que estou preparado para a inevitável "caça ao herege"...

AyA
Enviado por AyA em 13/10/2012
Código do texto: T3930522
Classificação de conteúdo: seguro