Apredendo o signficado da palavra Justiça

Em um breve relato ao transpor meio século de existência, consegui chegar a triste conclusão de não vale a pena lutar por ideais formados por nosso cérebro, a partir de princípios adquiridos no ceio familiar, até o momento em que deparamos com a real sociedade, mais ainda a brasileira da qual tenho a sorte de fazer parte.

Pensava este insignificante verme rastejante, que a Justiça aprendida em casa fosse realmente a que iria encontrar lá no meio da já citada sociedade. Ledo engano, pois foi justamente a partir do momento em que vim a fazer parte desta almejada falange é que consegui vislumbrar como funcionam meus direitos e deveres perante esta majestosa e imponente defensora, pelo menos é o que deveria ser, dos infelizes que dela esperam uma solução rápida e prática de seus atritos salariais. Cheguei a me convencer que muitos estão cobertos de razão ao dizerem que, a justiça não foi feita para todos e sim para uma minoria, aquela apadrinhada, afilhada ou indicada. Tinha ao ingressar na mesma uma esperança tão grande de poder ajudar e ao mesmo tempo usufruir de suas decisões sem que ficasse a mercê da própria sorte, como estou me sentindo neste momento, que confesso foi marcante o choque ao descobrir tua verdadeira face.

Chego a pensar que tudo o que aprendi não foi em vão, mas me serviu apenas para me juntar ao bloco dos que dela passam a ter imenso pavor.

Será que vou viver o bastante para um dia ter a certeza de que a justiça foi feita para todos? Ou será que vou ter que partir carregando em meu peito esta mágoa enraizada para sempre.

Certa vez tive a felicidade de assistir uma palestra, em que o palestrante nos alertava para a possibilidade de um dia andarem juntos, a Razão e o Coração, e que só assim haveria no mundo sentenças capazes de serem realmente justas, sem ferir A nem B, e que quando chegasse este tempo, aí sim poderíamos dizer que a justiça realmente estaria cumprindo com o seu verdadeiro papel perante a sociedade. É lamentável, mas tenho a impressão que não alcançarei este dia.

ChangCheng
Enviado por ChangCheng em 25/02/2007
Código do texto: T392775
Classificação de conteúdo: seguro