O Universo é

Independente do que eu ache, pense ou queira, independente do que espere ou deseje, contra ou a favor dos meus planos, sonhos, esperanças ou desejos, o universo “age” e “reage”, se faz a si mesmo, se transformando, e se transforma porque se faz, realizando seu existir, sempre como ele mesmo é, como pode ser ou como poderia ser, só podendo vir a ser o que ele realmente é, e se transformando porque realiza o que é sem deixar de poder ser dentre tão somente as opções prováveis e cabíveis de ser.

O universo é por si só objeto e razão de si mesmo, sendo objeto e agente de sua transformação, sem abrir mão de sempre ser o que ele é.

Tenho ação neste existir? Sim. Sou agente, sou ator e também reflexo, sou causa e efeito, sou inércia e sou calor, ao mesmo tempo em que nada sou. Sou, sendo, e sendo não deixo de ser transformador e mera transformação. Entretanto, somente posso agir como elo transformador, transformando-me pela simples transformação do que é possível e do que é permitido me transformar, desconstruindo em mim a construção do que me pode reconstruir. Como também o universo é confinado pela liberdade dos plausíveis universais, dentro do escopo dos possíveis, ou dos prováveis estados do presente que pode somente assim vir a ser, podendo ser apenas e tão somente aquilo que o atual, e real, status permite ser ou vir a ser, no exato momento da ação e da transformação que é por assim existir, sempre o eterno momento presente, sou assim também, sendo natureza confinado ao que me possibilita ser esta própria natureza.

O universo marcha continuamente, dinâmico em sua transformação, sem jamais abrir mão de ser o que realmente é, dentro do que pode ser, sendo, existindo, perpetuando-se e transformando-se sem deixar de ser o que sempre, pela eternidade do presente, foi, é, ou será.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 09/10/2012
Código do texto: T3923405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.