Ideia#12 – Todos têm uma “super habilidade”

www.jornalito.com

Publicado originalmente em: http://jornalito.com/2012/09/28/ideia12-todos-tem-uma-super-habilidade/


A maioria das pessoas passa seus dias em uma rotina de trabalho que raramente ou nunca permite que elas descubram novas habilidades ou novos talentos. As horas do dia já estão previamente alocadas nas atividades relacionadas ao trabalho, incluindo-se o tempo de deslocamento até o emprego e o tempo dedicado às pendências que ficaram para ser resolvidas em casa. As horas que sobram costumam ser usadas para tomar banho, fazer refeições e alguma atividade “para relaxar”, como assistir televisão, conviver com a amigos, com a família, etc.

Mas cada pessoa, sem exceção, tem um talento, alguma habilidade, que ela faz melhor que todos as outras pessoas do mundo. Esse talento único tem a ver com o DNA da pessoa, sua condição social, seu histórico de vida, suas experiências, sua personalidade, sua forma de encarar a vida etc. É um tipo de habilidade e uma forma de realizá-la que só essa pessoa pode ter, porque está relacionada com todas as condições de vida dela (que a trouxeram até o momento presente).

Esse talento, quando descoberto e desenvolvido, gera uma situação em que a pessoa não gasta tanto esforço para realizar as atividades relacionadas, ela apenas é, flui, faz. É um estado em que a imersão na tarefa faz com que o tempo perca o sentido; o envolvimento do ser é tão grande que outras questões do cotidiano passam a parecer menores. É como uma paixão, que domina o ser da pessoa e faz com que ela se sinta bem. A cada dia mais vai sendo gerado um estado de satisfação e plenitude, em que a pessoa sinceramente sente que sua energia e potencial humano estão sendo aproveitados para um todo maior e de uma forma inteligente.

Esse talento está em todos os seres humanos e todos têm o potencial de descobri-lo. É necessário apenas estar disposto, estar aberto. É preciso permitir que haja momentos diários de tranquilidade e autoconhecimento, momentos em que se entre em contato com suas vontades, anseios, desejos sinceros, sonhos, pensamentos, imaginação; em que se observe aonde se está indo, aonde verdadeiramente se deseja ir e qual caminho naturalmente suas características e talentos sinalizam que seja o melhor. Momentos em que seu verdadeiro ‘eu’ seja trazido ao mundo, em que os papeis sociais, medos e anseios deem lugar a uma manifestação sincera de quem é você no mundo.

Todos têm essa “super habilidade”, ela é inerente ao ser humano e à condição de “ser” no tempo e no espaço. O desafio quase sempre é descobri-la, é fazer com que ela tenha um espaço na rotina e na vida da pessoa para se manifestar, é fazer com que ela ressoe no mundo do jeito mais potente possível.

Você já descobriu a sua?
Luiza Rezende
Enviado por Luiza Rezende em 29/09/2012
Código do texto: T3907776
Classificação de conteúdo: seguro