FANATISMO

O fanatismo, não excluindo destes, os materiais ou seculares, reforçados pelo fundamentalismo religioso ou místico, possui um poder maléfico tão sujo que é capaz de fazer com que pessoas boas se transformem em pessoas más, acreditando ilusoriamente que estão fazendo o bem, mesmo que fazendo abertamente coisas sujas, injustas do pondo de vista social e da plena dignificação da vida, alem de imorais, eternamente se auto-justificando como sendo meios válidos para o alcance de um pseudo bem maior...

A centelha do fanatismo reside em todos nós, inclusive e não menos em mim, e sabedor disto vivo me policiando e estudando a vida, o viver e em especial o meu viver, buscando na racionalidade e na análise crítica evitar que ela cresça. Crer é necessário, posto que nos é impossível conhecer tudo, entretanto crer contra fatos, contra a lógica ou contra a racionalidade básica é um claro sinal de fanatismo...

O fanatismo ou o fundamentalismo caminham atrelados a vaidades múltiplas e presunções políticas e sociais, e tão logo aqueles fanáticos ou fundamentalistas cheguem ao poder, por se acharem donos da verdade, se verão como fiel depositários da justiça, da ética e do humano, e inquestionavelmente implantarão um estado de governo que seja réplica, imagem ou sustentáculo de seu fanatismo ou fundamentalismo...

A História tem sido mestra nesta demonstração, não sendo necessário quase nenhum esforço para perceber os estados fanáticos/fundamentalistas que se formaram ao longo do tempo, sejam estes de interesses cristãos, mulçumanos, comunistas, nazistas, étnicos ou quaisquer outros que envolvam fundamentalismo/fanatismo secular ou religioso...

Feliz ou infelizmente somos pessoas múltiplas e complexas, de várias “entidades” mentais, e sempre convivemos na solidão de nós mesmos com seres mentais pessoais de índole má e movidos por interesses pessoais, medos ou sonhos, alem de seres mentais agarrados a fraqueza da esperança e donos de uma certeza inquestionável, a de que nossos interesses são sempre os melhores possíveis (??? brincadeira)... Santa ingenuidade...

Cabe-nos buscar no mix, racionalidade e amor, o ponto equilibrante para a realização de nosso viver humano e social, e encontrar a liberdade sem libertinagem, os direitos com os devidos deveres, o pessoal dentro do social. Racionalidade sem amor pode levar a ditadura do conhecimento e a frieza de uma existência meramente tecnológica. Amor sem racionalidade leva a um estado de espírito fraco onde proliferaria uma tendência ao fanatismo e ao fundamentalismo. O Amor racional, ou um estado de racionalidade amorosa nos permite buscar aquele ponto equilibrante onde podemos humana e socialmente realizar a dignificação do nosso viver dentro do respeito à vida em toda sua plenitude e variação, com deferência total a natureza...

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 27/09/2012
Código do texto: T3903373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.