Em outros tempos
Significado de paixão extraído de um dicionário online:
s.f. Movimento violento, impetuoso, do ser para o que ele deseja.
Atração muito viva que se sente por alguma coisa.
Objeto dessa afeição.
Predisposição para ou contra.
Arrebatamento, cólera.
Amor, afeição muito forte.
O tempo e as circunstâncias não são capazes de mudar a personalidade dos indivíduos. A essência do ser continua ali, intacta, protegida por uma couraça de diamantes. Nunca vai mudar. Os sonhos, as paixões, os desenganos, todos ficam guardados na memória. Ao passo que o som de uma velha música faz recordações virem à tona. Qual interessante é a mente de um apaixonado, que busca incansavelmente pela presença do seu objeto de afeição. O corpo se move independente do pensamento, se vertendo em movimentos de espasmos. O olhar busca, o coração espera e bate muito forte. E, de repente, se percebe que a pessoa não está mais ali. Mas está longe, a quilômetros algures. Gozado é perceber que quando se está perto, a distância é muito maior, do chão para os fios de cabelo é uma grande altura.
O presente está consolidado e firme como uma rocha. Há preces para que o mar não alcance essa muralha de proteção. Mas se um dia iemanjá resolver bater naquelas pedras duras com sua força de fúria apaixonada e a água mole furar toda essa redoma, os olhos voltaram a brilhas na praia dos coqueiros.
Mas apenas brilharão sozinhos, pois os braços e as pernas não se moverão. Como antes, não haverá mudança nas atitudes. Apenas uma grande admiração por esse outro ser, que de tanta estranheza causava tamanha paixão. O enigma nunca foi decifrado e a esfinge se calou para sempre. Agora outros amores e outras vidas rondam toda a existência. O cenário mudou e os personagens não são os mesmos. Nos rostos vêm-se as marcas de expressão que surgiram com a rispidez do tempo.
A rotina é outra, totalmente diferente, e os mundos, mais do que nunca, se separam por um abismo de sentimentos alheios e contrários àquele velho sonho. Mas não há espanto, ao passo que algo que nunca existiu no mundo físico, dificilmente sairia do campo das ideias. Nem mesmo a ilusão.