Comida: uma experiência

www.jornalito.com

Publicado originalmente em:
http://jornalito.com/2012/07/06/comidaumaexperienci/


Adoro fotos de comida. Acho belíssimas! Além de serem normalmente cheias de cor e contrastes naturais, quando bem tiradas são capazes de nos inspirar o paladar e lembrar a sensação boa que é comer uma comida gostosa!

A pessoa pode estar de dieta ou gostar de comer até se empanturrar, mas a comida sempre vai fazer parte da vida dela. Para algumas pessoas ela vem ligada a uma sensação de culpa, porque se está comendo e deixando de perder mais peso para se adequar aos padrões de magreza atuais. Para outras ela vem com uma sensação de alívio, como se fosse um refúgio do dia-a-dia, um momento em que as preocupações dão lugar ao puro prazer de se ingerir carboidratos e gorduras, em que qualquer angústia que esteja sendo vivida pode ser periodicamente suspensa. Para outras, ainda, comer não tem nenhum valor em especial, estão apenas ingerindo calorias suficientes para manter as células em funcionamento e assim poderem cumprir pontualmente (e sem fadiga!) as atividades do cotidiano.

Há ainda um quarto tipo de relacionamento com a comida (nessa classificação que acabo de inventar), o qual acredito que tenha um brilho especial: é uma relação em que o prazer e o desfrute conduzem, guiados por uma experiência de consciência e presença.

Numa relação de verdadeiro amor com a comida, respeita-se a fome: comida deve ser ingerida quando o corpo sinceramente precisa de energia. Comida não é um esconderijo para os problemas, são dois mundos diferentes: uma coisa é a necessidade de energia, outra coisa são as carências e angústias que devem ser supridas de outras formas. Além disso, comer sem fome vai causar o acúmulo desnecessário de energia (engorda-se…!), o que não é algo que vai deixar a pessoa mais saudável ou mais bonita (a não ser que se tenha problemas de magreza excessiva…). Senta-se de forma relaxada na mesa; aprecia-se a o aspecto visual (e a beleza!) do prato antes de se iniciar a comer. Come-se tranquilamente, sentindo o cheiro e o sabor de cada pedaço. Cada pedacinho que está sendo ingerido vai fazer parte de você (“você é o que você come”) e você sente o prazer que é poder comer um prato saboroso e de uma forma tão especial. Todas as refeições são únicas, devem ser um momento de relaxar, conviver e aproveitar um dos grandes prazeres da vida que é comer. Deve-se comer na sua medida: nem mais e nem menos; devem ser escolhidos os alimentos certos, que te revitalizam, energizam e despertam seus sentidos.

Comer é uma experiência… Esteja presente e saboreie…
Luiza Rezende
Enviado por Luiza Rezende em 17/09/2012
Reeditado em 17/09/2012
Código do texto: T3886164
Classificação de conteúdo: seguro