É hoje

www.jornalito.com

Publicado originalmente em:
http://jornalito.com/2012/07/11/ehoje/


Provavelmente não te conheço e nunca falei com você, mas posso dizer que hoje é o melhor dia da sua vida. Os fatos que sei sobre você são apenas que você está vivo, que você é capaz de compreender a mensagem desse texto e que tem consciência disso. Você portanto existe aqui no planeta Terra e está experimentando um fenômeno incrível chamado vida. É um fenômeno muito rico, amplo e profundo, que só tem um sentido maior quando experimentado (não quando explicado verbalmente ou racionalmente). Além disso, a causa desse fenômeno e sua origem primeira ainda não foi explicada definitivamente por ninguém, (o que existem são teorias e apontamentos sobre o assunto).

Se você for capaz de silenciar, mesmo que por alguns segundos, os ruídos desnecessários de sua mente (coisas a fazer, preocupações, ansiedades, medos, angústias, mal-estares, pensamentos negativos, dúvidas), terá uma experiência de presença e consciência, e perceberá que a experiência consciente de um instante qualquer do fenômeno ‘vida’ é a unidade mais pura, incrível e inexplicável a que todos temos acesso, algo muito simples e ao mesmo tempo precioso, que quando percebido desperta uma sensação sincera de que hoje é um dia único, especial e total. Dado que o passado já passou (já não mais existe) e o futuro ainda não chegou (ainda não existe), hoje, agora, esse instante, são as únicas coisa em todo o Universo que existem. Hoje é o melhor dia da sua vida. É algo incrível, e é também tudo o que você tem. Todos podem ser os melhores dias da sua vida, basta você perceber.

Pode parecer difícil pensar em termos tão abstratos e amplos (planeta Terra, energia, consciência, presença, etc.) em meio a tantos temas do dia-a-dia, obrigações e preocupações com que costumamos nos ocupar. Mas temos que lembrar que muitas das sensações de “tristeza”, “infelicidade” e “sofrimento” decorrem da maneira que a pessoa encara os fatos. A vida cotidiana sempre vai oferecer obstáculos e situações a que comumente chamamos de “problemas” e ”momentos difíceis”, que podem nos gerar “tristeza”, “infelicidade”, “sofrimento” e outras sensações negativas. São reações naturais e passageiras e fazem parte dessa experiência chamada “vida”. O ponto que muitas vezes tira o brilho e a iluminação das pessoas é que essas sensações fazem tanto barulho em sua mente que passam a dominá-las e a tirar sua presença, sua consciência e sua capacidade de ter, todos os dias, o melhor dia da suas vidas.

A melhor opção é sentir as emoções, deixar que elas venham e passem, observar esse processo, e não deixar que elas façam tanto ruído em na mente e no corpo que acabem te dominando.

Esteja presente, vivencie e não se esqueça: hoje é o melhor dia da sua vida…
Luiza Rezende
Enviado por Luiza Rezende em 17/09/2012
Reeditado em 17/09/2012
Código do texto: T3886161
Classificação de conteúdo: seguro