O que existe no silêncio?

www.jornalito.com

Publicado originalmente em:
http://jornalito.com/2012/08/03/oqueexistenosilenci/


No dia-a-dia costumamos sempre falar, escrever ou pensar sobre algum tema ou fatos, na tentativa de tirarmos conclusões e tomarmos decisões para a vida.

No entanto, às vezes é onde não existe nenhum tema objetivo ou observável, ou mesmo nenhum fato para se pensar ou descobrir, é que se encontra a revelação mais profunda, mais intesa e mais sincera sobre a essência das coisas. Mais do que isso, nesse local existe também um ‘porto seguro’, onde a intuição e as sensações ficam mais claras e nos sentimos mais confiantes para tomar decisões e agir. Esse lugar é o silêncio.

Somos viciados em pensar, em falar, em buscar e receber informações a todo momento. Somos viciados em ter um trânsito de pensamentos intenso em nossa mente. Não estamos acostumados a ficar a calados, com a cabeça vazia, sentindo nosso ser, vivenciando tranquilamente as situações e apenas observando e deixando sensações passarem livremente. É falta de hábito.

A tecnologia de alguma forma estimula isso. O celular o o computador tornam imediato o acesso a quase todo tipo de informação. Se formos pensar, nós não precisamos abrir o e-mail e ler notícias o dia todo, trocar mensagens, telefonar e conversar com amigos sobre temas diversos a todo momento, ou postar fotos em redes sociais sobre o jantar de ontem à noite. Mas nós fazemos isso, e muitas vezes parece que é algo indispensável para a nossa vida.

A princípio não haveria nenhum problema nessa troca intensa de informações, já que os fatos do mundo externo em si são neutros e tudo depende do envolvimento e da interpretação que damos a eles. Mas esse fluxo às vezes faz com que não sobre nenhum tempo para o silêncio. Faz com que muitas pessoas passem o dia inteiro pulando para lá e para cá entre uma ansiedade e outra, um conflito e outro, um drama mental e outro…

A boa notícia é que temos a solução dentro da gente, acessível a qualquer momento: ficar por alguns instantes, diariamente, em silêncio. O silêncio é uma espécie de oráculo que possuímos dentro de nós, em que podemos ter acesso à toda sabedoria do Universo, em que podemos ficar tranquilos e perceber o que é realmente importante e o que realmente queremos.

Desfrute o silêncio… Ele tem muito a ensinar sobre você…
Luiza Rezende
Enviado por Luiza Rezende em 17/09/2012
Reeditado em 17/09/2012
Código do texto: T3886074
Classificação de conteúdo: seguro