Segure as rédeas e galope, harmoniosamente
www.jornalito.com
Publicado originalmente em:
http://jornalito.com/2012/08/26/segure-as-redeas-e-galope-harmoniosamentee/
A felicidade e o bem estar decorrem de escolhas que você pode fazer a todo momento. Da sua parte, é preciso estar consciente e segurar as “rédeas” da vida, com firmeza. E então galopar, harmoniosamente…
Quando você veio parar no planeta Terra, ninguém lhe garantiu que lhe estenderiam um tapete vermelho de alegrias e glórias, sem que nada precisasse ser feito. Foi lhe garantida a vida e a capacidade de ser plenamente contente e satisfeito, sendo esta exatamente a sua grande missão durante a jornada terrestre: a descoberta do caminho para esse bem estar pleno e constante.
Muitas pessoas, ao longo da vida, ao enfrentarem os desafios do dia-a-dia e os “sofrimentos” a que todos estão submetidos, acabam por entrar em ciclos de negatividade (que vão e vêm) e criam um imaginário sombrio de que bem estar, felicidade e glórias são para alguns poucos “sortudos”, e não para qualquer um. Essa “sorte” muitas vezes é associada à posse de bens e dinheiro, de fama ou de poder. E assim vão deixando a “rédea” de sua vida cair de suas mãos, e se entregam a seus pensamentos e dramas, muitas vezes entrando num estado de inconsciência que dura uma vida toda.
Todos fomos feitos para encontrar a felicidade e o bem estar, e o caminho da vida é justamente o momento em aprendemos “como”. Esse é o objetivo macro, mais geral, e o micro, a ser buscado a cada segundo por cada ser humano. Estar cercado em negatividade (pensamentos negativos, julgamentos, críticas, culpa, ansiedade, medos, cobrança, etc.) e pequenos conflitos externos do dia-a-dia, que aos poucos vão poluindo o mundo interior das pessoas, não é nada saudável nem aconselhável. A paz é o nosso estado natural, e para que ela possa estar conosco, precisamos ter as rédeas da nossa vida em mãos: tomar a responsabilidade pelas escolhas que fazemos e aceitar as consequências. Os fatos são neutros. Somos humanos e temos qualidade e defeitos, e às vezes é preciso aceitar que tomamos decisões que depois podem, a princípio, não parecer as melhores. Isso é um fato, não resista. Aja e modifique o que for necessário e possível. Se não for possível fazer nada no momento, aceite, aguarde até que isso seja possível, com serenidade. É a beleza do mundo, é a beleza de sermos humanos.
Tomar as rédeas da vida significa se sentir em paz e ser responsável pelas escolhas que se faz. Aceite e orgulhe-se das suas escolhas e decisões. Sinta-se em paz com elas. Segure as rédeas da sua vida e galope com firmeza, sempre em frente, com a harmonia que uma mente tranquila permite…