Ideia#2 – Os fatos são neutros – “Comece procurando não rotular os pequenos acontecimentos”

www.jornalito.com

Publicado originalmente em:

http://jornalito.com/2012/08/31/ideia2-os-fatos-sao-neutros-comece-procurando-nao-rotular-os-pequenos-acontecimentos/

“O sofrimento começa quando você classifica ou rotula uma situação de indesejável ou má. Você se ofende com alguma situação e essa ofensa desperta um ego que reage.

Classificar e rotular é um comportamento comum, mas é também um hábito que pode ser rompido. Comece procurando “não rotular” os pequenos acontecimentos. Se você perdeu o avião, se tropeçou e quebrou uma xícara, se escorregou e caiu na lama – será que é capaz de se conter e não rotular o fato como ruim ou desastroso? É capaz de aceitar a situação tal como é naquele momento?

Rotular alguma coisa como ruim provoca uma tensão emocional. Se você deixar que as coisas existam sem classificá-las, passa a dispor de um enorme poder.

A tensão emocional separa você desse poder, que é o próprio poder da vida.

(…)

Observe o que acontece quando, em vez de classificar algo como “mau”, você o aceita e diz um “sim” interno, deixando que a experiência seja tal como é.

Qualquer que seja a situação, como é que você se sentiria se a aceitasse como ela é – exatamente Agora?”

(O Poder do Silêncio – Eckhart Tolle – pág. 74/75)
Luiza Rezende
Enviado por Luiza Rezende em 16/09/2012
Reeditado em 17/09/2012
Código do texto: T3884326
Classificação de conteúdo: seguro