Ideia#4 – Limpe seu mundo interior – Você só tem duas opções: aceitar ou fazer algo já

www.jornalito.com

Publicado originalmente em:

http://jornalito.com/2012/09/04/ideia4-limpe-seu-mundo-interior-voce-so-tem-duas-opcoes-aceitar-ou-fazer-algo-ja/

Toda vez que você se encontrar em uma situação que te traga mal estar, pensamentos negativos ou qualquer tipo de sofrimento em geral, em primeiro lugar esteja consciente do que está acontecendo com você.

Os fatos da vida são todos neutros, mas esse fato em específico, (por algum motivo relacionado à sua história, sua condição de vida, seus valores, suas expectativas, seus medos etc.) gera uma série de sensações ruins em você. Esse fato poderia estar acontecendo, de forma semelhante, a qualquer outra pessoa do mundo, e talvez já tenha acontecido, de forma semelhante, a milhares de seres humanos como você. Talvez muitas das pessoas que enfrentaram esse fato tenham reagido de forma quase indiferente, sem sentir o sofrimento que você está sentindo. Talvez outras pessoas tenham tido uma reação muito mais negativa e devastadora que você. Enfim, o que quero dizer é que o fato em si é neutro e é a pessoa que está vivenciando (no caso, você), através de seus pensamentos e interpretações, é quem dá todo esse peso e carga de sofrimento ao fato.

Perceba que são seus pensamentos e suas interpretações dos fatos que geram a carga negativa e todo o “drama”. Os fatos não são bons nem ruins em si, são apenas fatos da vida. Sofrer e sentir dor muitas vezes são importantes para um processo natural de aprendizado, “digestão” e superação de um acontecimento. Graças a essa “dor” é que amadurecemos e ficamos mais fortes para os próximos passos, e assim escrevemos nossa história. Mas saiba diferenciar: esse sofrimento não É você. Ele é apenas uma sensação passageira que perpassa seu corpo/mente nesse momento, muito influenciado pelos pensamentos e interpretações que você está nutrindo em relação a esse fato. Essas sensações irão embora assim que você estiver pronto para que elas vão embora, parando de nutrir pensamentos e interpretações que dão lugar a esses sentimentos negativos (e geram a ilusão de que esses sentimentos fazem parte da sua pessoa).

Existe um exercício muito bom para lidar com situações que geram sensações negativas. É assim: pare por um minuto, coloque a situação prática na frente de seus olhos e pense: existe algo que eu possa fazer NESSE MOMENTO para melhorar/mudar essa situação? Se a resposta for “sim, existe”, então faça já, sem nutrir dúvidas ou qualquer pensamento negativo sobre isso. Se a resposta for “não agora, mas em breve sim”, então anote na sua agenda o momento em que essa ação será possível, ou prepare o território desde já de forma eficiente para que quando ela puder acontecer, ela aconteça. Se a resposta for “não, não existe nada que possa ser feito para mudar essa situação”, então ACEITE-A, como ela é, porque ela é apenas mais um fato da vida. Sua dor irá permanecer pelo exato tempo em que você se mantiver lutando contra o presente, gerando pensamentos e interpretações negativas para um fato consumado. O cosmos inteiro teve que girar para o presente acontecer dessa forma, e ele aconteceu. Criar uma luta entre você e o cosmos inteiro é algo impensável… É melhor tocar a vida e mudar de assunto…!

Em resumo: se algo que te faz sentir mal aconteceu, ou tome uma atitude, ou aceite o presente e toque a vida. Mas não polua de jeito nenhum seu espaço interior com pensamentos negativos.
Luiza Rezende
Enviado por Luiza Rezende em 15/09/2012
Reeditado em 17/09/2012
Código do texto: T3883226
Classificação de conteúdo: seguro