Ideia#7 – Você é o que você come e como você come

www.jornalito.com

Publicado originalmente em:

http://jornalito.com/2012/09/12/ideia7-voce-e-o-que-voce-come-e-como-voce-come/

A comida sempre fará parte da sua vida. Aproveite o momento de comer para estar presente, tranquilo e entender mais sobre você.

Para algumas pessoas comer não tem nenhum valor em especial, estão apenas ingerindo calorias suficientes para manter as células em funcionamento e poderem cumprir pontualmente (e sem fadiga!) as atividades do cotidiano. Para outras, o momento de comer está ligado a uma sensação de culpa, porque quanto mais prazer se tem comendo mais se está deixando de perder peso para se adequar aos padrões de magreza atuais. Para outras, ainda, o ato de comer está ligado a uma sensação de alívio, como se fosse um refúgio do dia-a-dia, um momento em que as preocupações dão lugar ao puro prazer de se ingerir carboidratos e gorduras, e qualquer angústia que esteja sendo vivida pode ser periodicamente suspensa.

É possível ter muitos tipos de relacionamento com a comida (conscientes ou inconscientes), que podem trazer energias positivas e paz para a vida, não ter qualquer importância ou atenção especial, ou então deixar a pessoa mais imersa em sua negatividade (mais ansiosa, mais culpada por ter comido demais, fisicamente estufada etc.). Pessoalmente, acho que comer pode ser principalmente um momento de relaxamento, em que o prazer de saborear os alimentos se junta a uma experiência de tranquilidade, presença e recarga de energias.

Respeita-se a fome: a comida deve ser ingerida quando o corpo precisa de energia. Comida não é um esconderijo para os problemas, são dois mundos diferentes: uma coisa é a necessidade real de energia para o corpo, outra coisa são as carências, angústias e outras negatividades. As sensações negativas muitas vezes geram sensação de fome, mas uma sensação forjada pela pela mente; a mente está em busca de preenchimento e sentido e, por ainda não ter identificado como conseguir isso através da vida e da realidade, transforma essa necessidade em sensação de fome. Além disso, comer sem fome vai causar o acúmulo desnecessário de energia (a engorda!), o que não é algo que vai deixar a pessoa mais saudável ou mais bonita (a não ser que se tenha problemas de magreza excessiva…).

Senta-se de forma relaxada na mesa. Aprecia-se a o aspecto visual do prato antes de se iniciar a comer. Come-se tranquilamente. Cada pedaço que está sendo ingerido vai fazer parte de você (“você é o que você come”). Todas as refeições são únicas, devem ser um momento de relaxar, conviver e aproveitar um dos grandes prazeres da vida que é comer. Come-se com calma, na medida certa. Escolhe-se os alimentos que te fazem sentir bem, que te revitalizam, energizam e despertam seus sentidos.

Comer é um momento muito especial, de ficar em paz, de se reenergizar, de se recompor. É uma experiência que pode te ajudar a ficar mais tranquilo e mais consciente de quem você é. E você tem essa experiência pelo menos duas vezes por dia.

Aproveite…
Luiza Rezende
Enviado por Luiza Rezende em 14/09/2012
Reeditado em 06/05/2015
Código do texto: T3882043
Classificação de conteúdo: seguro