INTELIGÊNCIA

Todos sabemos que o prêmio Nobel é conferido a pessoas que fizeram uma obra (científica, social ou literária) extraordinária. São pessoas com muita inteligência, mas também com muita capacidade de trabalho, talvez até de abnegação. Também os estudos e a cultura influem muito. E o prêmio, no fim, sempre merecido.

E o Brasil, como fica? Até hoje ainda não pudemos nos orgulhar de termos recebido um único prêmio Nobel. Isto não significa que neste chão nunca tenha nascido alguém predestinado a ser inteligente, culto, e mesmo gênio. Dizem alguns que Ruy Barbosa foi o homem mais inteligente do Brasil. Eu acho que os dois brasileiros mais inteligentes foram o escritor Machado de Assis e o músico Heitor Villa-Lobos. De Machado para cá, muitos bons escritores surgiram. Talvez tenha sido uma injustiça não ter conferido um prêmio Nobel a Jorge Amado, que tanto escreveu e tanto foi traduzido.

Mas parece que a inteligência já não é mais um dom cobiçado e admirado como em outros tempos. Afinal, inteligência não é sinônimo de prosperidade, de sucesso na vida ou sorte no amor. Inteligência nem sempre traz felicidade. Hoje o que vale mais é a esperteza. Vejam os políticos, por exemplo. Eles se acham espertos, mas nós, os bobos, os achamos inteligentes. Porque eles sabem manipular a consciência do povo em proveito deles próprios. Eles ficam ricos, como também enriquecem os criadores de igrejas que supostamente expulsam demônios e prometem a prosperidade aos pobres diabos que as frequentam. Onde há uns bobos, ali haverá um esperto, com certeza.

Muitas mulheres também são inteligentes, outras tantas são espertas. Algumas se tornam mães e recebem uma boa pensão mensal. Que tacada certa. Os homens que as engravidaram é que não foram nada inteligentes.

Mas afinal, quem é hoje o homem mais inteligente do Brasil? Não tenho a menor ideia, só sei que continuo solteiro e não tenho filhos...

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 12/09/2012
Código do texto: T3878976
Classificação de conteúdo: seguro