"A escassez e o lucro..."
O que realmente orienta um sistema econômico baseado em lucro a não ser o interesse próprio?
O que mantém essa "competição" desenfreada por lucro como sua essência?
A sustentabilidade? A eficiência? A Abundância...?
Isto sim é algo que se ouve muito falar...
" A sustentabilidade e a eficiência pois buscamos o ápice tecnológico... Sempre nos apresentam o melhor da tecnologia no mercado..."
" A abundância, por que quanto mais se tem menos temos falta de algo que pode nos prejudicar quando em escassez..."
Mas, por que seria isto?
Por que seria isto num sistema que busca LUCRO!?
NADA do que é produzido em nosso sistema é feito prezando uma sustentabilidade, basta ver a vida útil de produtos do meio tecnológico principalmente...
Um computador, por exemplo... veja a vida útil de um computador antes de ficar obsoleto ... é baixa e quando começar a dar problemas já temos outros muito melhores para se comprar e que buscam nosso interesse com suas "inovações" e melhorias... sendo os computadores um exemplo clássico de "lixo" com sérias dificuldades de reciclagem...
Sustentabilidade e eficiência, de fato, não estão nos planos de um sistema monetário guiado por um monetarismo que visa lucros e interesses pessoais...
Até por que algo muito eficiente é dificilmente substituído e planos sustentáveis geram apenas mais gastos para empresas com grande movimentação...
Sem mencionar o gasto com a sustentabilidade de empresas como a americana Texaco ( petróleo ) que destrói ambientes de outros países sempre e sempre...
Um produto novo, que ultrapassou um já anteriormente criado é sempre uma sensação, principalmente nos setores tecnológicos que hoje movimentam muito da economia.. Um produto novo gera muito lucro... E mesmo que seja vendido em preços baixos a procura deste produto o faz ter um lucro grande...
Muito mais lucro do que um produto que se torna tradicional onde os preços cedo ou tarde se estabilizam e se torna comum ver nas casas...
A sociedade GOSTA de novidade e gosta da ideia de eficiência...
Hoje em dia um produto novo é facilmente tomado como eficiente, mesmo que esta "eficiência" nova tenha sido privada de um produto anteriormente criado....
A abundância de um produto no mercado apenas faz seus preços baixarem... isto é fácil de se observar... Isto se chama lei de procura e oferta...
Resumindo... É o mecanismo da ESCASSEZ que faz o aumento dos lucros...
O que se tem de pouco tem preços altos...
Se uma empresa de petróleo tem pouca produção de petróleo, ele sobe... Se uma empresa de diamantes tem pouco a fornecer... os preços sobem ...
Se temos poucos sapatos no mercado, eles são caros... Se temos pouco alimento, eles são caros também...
A manipulação econômica gira em torno disto... Oferta e procura... Abundancia e escassez....
A escassez de um produto faz seu mercado ter os preços que produzam lucros maiores ou não....
Vocês realmente acreditam que não há manipulação em torno disto?
Realmente acreditam que a "escassez" hoje em dia não é controlada?
Realmente acreditam num sistema que não "brinque" conosco?
Um sistema ético e moral?
Aqui não há espaço para ser bonzinho...
Aqui se você é inocente e bonzinho você é pisoteado por outros que são mais "espertos" que você!
Abundancia e eficiência JAMAIS serão os ideais de um sistema que busca lucros, pois impossibilitam a variável dos preços... Pois impossibilitam um lucro em grane escala...
É por isto que nunca vamos ter gasolina barata...
É por isto que nunca vamos ter uma produção tecnológica ( de modo geral ) em grande escala e em seu potencial máximo...
É por isto que a sustentabilidade se torna pesada...
É por isto que a soberba do ser humano jamais será controlada enquanto houver um sistema que busque desejos de lucro no ser social...
É por isto que um mundo sem guerras, conflitos, fome e dor é impossível...
E principalmente, é por isto que a corrupção do ser humano não vai acabar...
Por que com esta lógica ser ético e moral te coloca no fundo do poço....