Vivendo e Aprendendo
Pensando bem tudo o que acontece, não acontece por acaso.
Experiências , as mais estranhas nos acontecem todos os dias. Somos sempre testados e avaliados de todas as maneiras. Quem avalia eu não sei. Mas os quesitos sentimos na pele.
Querer minimizar situações definitivamente não é uma ação meritória. Eu sei porque eu fiz isso.
Havia encontrado um amigo a distãncia e começamos a conversar. Ele me falava palavras muito bonitas e músicas e eu não quis devolver dor e sofrimento. Passei a falar também de musicas, palavras doces e perfumes.
Mas não era isso que eu deveria ter feito. Deveria ter falado das dificuldades do meu trabalho de professora , do quanto eu tenho que andar nesta cidade violenta. Como é difícil lidar com a doença e fome das pessoas que nos procuram e nada podemos fazer. Como é difícil a luta do dia a dia.
Como é difícil seguir uma filosofia que diz que nós somos os responsáveis por nossas ações. Tudo depende apenas de nós. Não há deuses ou santos e ter que lidar com a mentira e a hipocrisia. Estar disponível para ouvir e ser enganada e censurada como sendo alienada e fútil.
Não ser perfeita e estar o tempo todo policiando as ações.Procurando eliminar defeitos,que sequer sabemos possuir. Vaidade, orgulho, egoismo são coisas tão feias e tristes que eu jamais pensei possuir.Mas esse amigo a distância os viu em mim.
Vou prestar mais atenção, de agora em diante. Não vou mais acreditar nessa história de amigos a distância. Tudo isso é tolice. Tais coisas não existem. Minha única amiga sou eu mesma. Comigo mesmo devo conversar. Mas, como não podemos corrigir todos os defeitos de uma vez só, vou continuar a conversar com os meus amigos virtuais . Agora, não vou mais falar as coisas pela metade e sim tudo.
Fica a experiência . Fica a lição de que o ser humano é sempre o mesmo. Não importa se virtual ou presencial. A diferença está na forma de sair da amizade. Desliga e pronto! Isso é muito difícil.
Nunca mais vai ler aquela pessoa e muito menos se importa com o que pode ter acontecido com ela. Se houve mágoa ou não. Afinal está longe. Não conhece a pessoa e em nada se importa com ela.
Apesar de não conhecer esta pessoa, uma coisa me deixa feliz: eu não duvidei, não julguei, não atribui defeitos, não inquiri. Tudo o que eu queria era conversar livremente.
Mas me enganei. No mundo virtual tudo o que importa é o ter. O preconceito e o egoismo são tão fortes e presentes quanto na vida presencial. Vivendo e aprendendo!
Luca Rosa