Pergunta a Brecht: E se os homens fossem tubarões?

(Reflexão sobre o texto "Se os tubarões fossem homens" de Bertold Brecht)

Se os homens fossem tubarões, não haveria moradias na terra, pois não sentiriam necessidade de se fixarem em algum local, vagariam livremente por todos os continentes, pois as fronteiras políticas não existiriam. E sem essa visão territorial os conflitos entre os homens não se dariam de forma tão ampla, estariam reduzidos a uma escala quase pessoal de modo que guerras e genocídios nunca chegariam a ocorrer.

Se os homens fossem tubarões haveria alimentos para todos, pois cada homem comeria aquilo que lhe sustentasse sem necessidade de matar ou colher além do que seu estômago pudesse suportar. Dessa maneira cada homem comeria o que caçasse ou colhesse, impedindo que uns tivessem menos para que outros tivessem mais.

Se os homens fossem tubarões haveria um equilíbrio na natureza, e esta, mantendo seu ciclo com grande vigor, poderia suportar uma maior biodiversidade de espécies, pois os homens não veriam o planeta como uma maquina a ser explorada como se fosse inesgotável para seu desenvolvimento.

Se os homens fossem tubarões eles seriam livres e iguais sem a necessidade de escrever e exaltar esses conceitos que nem sequer existiriam em teoria, apenas na prática. Os homens viveriam sua vida de acordo com seu tempo e só morreriam antes da hora caso se visse preso em uma rede ou atingido por um arpão lançado por um tubarão feito homem que saísse do mar para invadir a terra.

Se os homens fossem tubarões o desenvolvimento não seria uma prioridade tão grande. Assim sendo o trabalho, para manter toda a máquina desenvolvimentista funcionando, não tomaria tanto tempo de suas vidas e eles teriam o ócio para se dedicarem a muitas outras atividades.

Dessa forma não haveria uma civilização na terra, se os homens fossem tubarões.

Getúlio Costa
Enviado por Getúlio Costa em 10/09/2012
Reeditado em 11/09/2012
Código do texto: T3874082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.