A Hipocrisia quando se fala em educação

“A educação tem que mudar” é uma frase típica do cotidiano. Ouve-se de inúmeras pessoas, em diversas classes sociais. Todavia, essas mesmas pessoas, ao saberem que alguém está cursando uma licenciatura, não dão a mínima credibilidade e, pior que isso, acreditam que aquele que cursa está desperdiçando talento e tempo, enquanto poderia estar fazendo uma engenharia, por exemplo. Hipocrisia pura, já que essas mesmas pessoas sempre necessitaram e necessitarão de um docente, seja no ensino fundamental, no ensino médio e no “próprio curso de engenharia.”

O grande problema, de fato, é a visão "adestrada e interesseira" dos governantes que, visando lucros e interesses próprios, ao invés do conhecimento, cidadania e ética, preocupam-se em gerar uma nação que não clame nem proteste. E é aí que o professor exerce considerável importância. Ser professor não se trata de uma simples profissão. É muito mais do que gerar dinheiro, status e lucros materiais. Visa-se lucros que farão a diferença no futuro, numa mudança de concepção errônea e hipócrita que há na sociedade, que tanto fala de educação, mas que pouco faz para mudá-la.

E para aqueles que possuem o mínimo de consciência, no entanto, que reconheçam a importância que há na profissão docente, buscando incentivar e não desmotivar aqueles que buscam por verdadeiras mudanças.

(Em 2011)

Por Jéssica França
Enviado por Por Jéssica França em 09/09/2012
Código do texto: T3873796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.