Essencial

A liberdade é mais do que um direito, é uma necessidade essencial do ser humano. Apenas quando as pessoas são livres, elas podem ser elas mesmas, exercitando seu potencial criativo e suas aptidões naturais. Obviamente, não é fácil definir liberdade nem o que realmente significa ser livre mas, se sentimos que a nossa liberdade está sendo violada, não devemos nos conformar e precisamos usar a nossa insatisfação para direcionar nossas atitudes no sentido de saber o que está nos impedindo de viver plenamente a nossa liberdade e tentar mudar o estado atual das circunstâncias da nossa vida.

Não é fácil e requer disposição para a reflexão, coragem para reavaliar conceitos e, muitas vezes, leva-nos a entrar em conflito com as pessoas que nos cercam mas, no processo da vida, o nosso entendimento e sentimentos sempre esbarrarão em conflitos que, nem sempre, serão solucionados de forma pacífica porém, quem quer ser livre tem que assumir seus pensamentos e posições, sabendo que enfrentará opiniões contrárias às suas e, muitas vezes, será incompreendido e mesmo perseguido mas, um dos preços que se paga por ser íntegro ou sincero é desagradar a algumas ou muitas pessoas e, se não agimos conforme nossas convicções, mas para agradar aos outros, perderemos a nossa integridade e, consequentemente, a nossa liberdade. Quem quer ser realmente livre deve ser íntegro, primeiro consigo mesmo e, depois, com os demais indivíduos.

Ao sermos sinceros conosco, nós respeitamos a nossa liberdade e o nosso direito de sermos quem somos.