Interesse real
Constatei que sentimos necessidade de que se interessem por nós, saibamos o que sentimos, temos a contar e o que desejamos. Poucas coisas produzem efeitos tão significativos em nós quanto o fato de alguém se dispor a nos ouvir, porque é importantíssimo, crucial que alguém demonstre um interesse real pelo que temos a dizer. A partir daí, vemos que não somos invisíveis e que reconhecem o nosso direito e a nossa necessidade de expressar nossas opiniões, pensamentos e vontades.
Toda pessoa precisa, antes de tudo, ser ouvida, e esta é uma necessidade que se sente dos primeiros dias de vida à idade mais avançada. O bebê que chora se sente angustiado se não é logo atendido mas, quando o atendem, ele se sente amparado e seguro. Saber ouvir é essencial para que compreendamos as pessoas, possamos conviver harmonicamente entre nós e nos auxiliemos. Ninguém pode dar um bom conselho, dizer umas palavras de conforto ou mesmo ajudar apropriadamente sem antes ouvir alguém, dando-lhe espaço e liberdade para que se manifeste, dizendo o que tem dentro de si.
Ouvir é uma forma de mostrar que nos importamos com alguém, levamos a sério seus sentimentos e queremos o seu bem-estar. Ouçamos com atenção, sem interromper ou dar demonstrações de indiferença. Quando temos a boa vontade de ouvir uma pessoa, mesmo que não percebamos, podemos estar fazendo uma grande diferença na sua vida.