Um direito natural

Ser respeitado é um direito natural de todo ser humano e ninguém, em nenhuma circunstância, deve se sentir livre para nos tratar com desrespeito. Aliás, se alguém nos desrespeita, esse alguém ofende a nossa liberdade e a nossa dignidade, mostrando que não conhece as regras de convivência humana, que impõem limites.

Deve haver limites para a liberdade porque, quando alguém os ultrapassa, ataca a liberdade de outrem e, ainda que defini-los seja muito subjetivo, se, em um relacionamento, notar-se que um dos lados está desconfortável, o limite foi transpassado e um lado está desrespeitando o outro. A pessoa que sofre algum desrespeito não pode aceitar passivamente essa situação, mas exigir ser tratada com respeito.

Quem não respeita, se não for advertido ou punido, logo se sentirá à vontade para agir com mais desrespeito, não se importando com o fato de que está submetendo outrem a uma situação de contínuo desgaste emocional. Nenhuma pessoa que esteja constantemente sofrendo desrespeito pode se sentir confortável. É terrível acordar sabendo que o dia que começou será mais um aguentando uma pessoa mal-educada, egoísta e sem noção de que as relações humanas devem estar pautadas no equilíbrio e respeito mútuos. Como pode haver equilíbrio onde existe desrespeito?

Atitudes desrespeitosas devem ser combatidas senão, tenderão a crescer e a convivência entre o que desrespeita e o que é desrespeitado se tornará insuportável.

Um indivíduo que é sempre desrespeitado pode ficar com a autoestima abalada pelo fato de seus sentimentos e necessidades nunca serem considerados e desenvolver quadros depressivos. Há mesmo o perigo do desrespeitado não enxergar saída para o seu problema, desesperando-se quanto a seu futuro, perguntando-se quando será tratado como um ser humano digno e com direito ao respeito. Pessoa alguma deveria estar sujeita a situações de frequentes maus-tratos.

Portanto, não ignoremos isso: os desrespeitosos precisam ser parados. O desrespeito não é para ser tolerado ou ignorado, mas sempre combatido. Todo ser humano que desrespeite outro prova que não entende nada acerca de educação nem de consideração pelas necessidades emocionais humanas. Nós não temos apenas o direito de ser respeitados, mas também precisamos de respeito, para sentirmos que temos valor, não somos insignificantes. Nunca permitamos que nos desrespeitem porque, se admitirmos isso, haverá, inclusive, o risco de perdermos o respeito por nós mesmos. De que maneira poderemos lutar por nossos direitos e por nosso espaço se nem nós nos respeitamos?