Por quê?

Por quê olhar sempre para trás para tentar entender o futuro?

Não seria por medo de encarar o presente e ter trabalho de encontrar nele algo mais que as velhas fórmulas já prontas, as antigas filosofias requentadas ou as célebres e já tão desgastadas frases de efeito?

Por quê suspiram as gentes pelos nomes de outrora como se bastasse a morte para elevá-los à categoria de alguém que soube muito mais que nós?

Parece-me às vezes que a vida é um repetido sentar-se no banco da escola para aprender de novo tudo que foi ensinado às gerações passadas com tanto desvelo, e me pergunto, contemplando os resultados...se não deu certo até aqui, por quê passaria a dar certo a partir de agora? Por quê não podemos ter idéias frescas, novas, novíssimas às quais sejam dadas a devida importância?

O mundo mudou, nós mudamos como seres humanos, como sociedade e como indivíduos. Existe um profundo por quê pairando no ar como a lâmina aguda de uma guilhotina que descerá a qualquer momento sobre todos nós como um todo, e não decepará apenas cabeças para longe de seus próprios corpos, mas sim, deverá ter a dura missão de nos dividir de uma vez por todas de um passado indolente e ineficiente, incapaz de nos liderar rumo ao que esperamos de um futuro tão informe que assusta...mas é preciso coragem para entender que é exatamente para este futuro que estamos hoje vivos. E aprender o mais rápido possível a tomar decisões que nos permitam questionar ainda hoje a ordem natural e absoluta dos fatos como nos são impostos. É preciso coragem e disposição para olhar-se diretamente nos olhos no espelho e perguntar a si mesmo: por quê?

Miss Jade
Enviado por Miss Jade em 19/08/2012
Reeditado em 03/09/2012
Código do texto: T3838555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.