* FRAGMENTOS DO CORAÇÃO: ATITUDE NO AMOR

(*) Falo de amor, e sinceramente, hoje quero saber, qual seria a qualidade do amor que alegamos sentir e viver. Qual é sua atitude diante do amor? Não é uma indagação simples de ser respondida, por ser o amor um sentimento complexo e completo. Sim, o amor não pode ser fracionado, você não pode amar alguém pela metade, embora acredite, que desde a criação homens e mulheres foram criados para serem unificados pelo amor. Hoje quero saber, qual é sua atitude diante do amor, será que você tem pensado a respeito, avaliado e questionado o relacionamento que possui com as pessoas ao seu redor, porque não quero falar apenas do amor entre homem e mulher, o verdadeiro amor é expansivo, e como sabemos, estende por todos os aspectos de nossas vidas. O amor que sentimos pode ser qualificado e quantificado, e não pode ser limitado em sua essência, não podemos amar alguém pela metade, não podemos amar alguém porque é bonito, elegante, possui um sorriso maravilhoso, é virtuoso e com qualidades encantadoras, amamos alguém mesmo reconhecendo suas imperfeições e limitações, amamos alguém quando começamos a sentir que aquela pessoa faz falta, não na hora do carinho ou do encontro, mas quando porventura você precisa escolher um novo emprego, quando sua relação com a família e os amigos essa pessoa possui uma postura coerente, não omite, e é capaz de avaliar os pros e contras Amar de verdade, não é apenas dormir juntos, acordar juntos, você ama verdadeiramente, quando acorda em plena madrugada, para saber se aquela pessoa está melhor da dor de cabeça ou quando comprometeu em buscar o remédio que precisa ser tomado para uma determinada enfermidade. Você ama verdadeiramente, quando começa a pensar na felicidade do outro, no bem estar, no que para você pode ser algo superfluo, mas para aquela pessoa pode ser importante. Para amar é preciso atitude, não apenas palavras, são os pequenos gestos e atitudes que irão qualificar o amor que você sente, quando você ama de verdade, você preocupa, intercede, faz intervenção na vida do outro, é apoio e alicerce, é razão e emoção, porque amar é isso, comprometimento. E você é comprometido com quem você ama, ou apenas espera que as coisas aconteça?

Não espere que o amor aconteça em sua vida, porque o amor de verdade, não é um acontecimento, é preciso dedicação, empenho, responsabilidade, compromisso, e respeito. É preciso acordar cedo todos os dias, e trabalhar duro, envolver e ser envolvido verdadeiramente, é investir em um próposito comum com a felicidade do outro, com o coração do outro, e não apenas com a satisfação pessoal. Porque envolve vidas, vidas distintas que são unidas, ser amor na vida de alguém, não é assumir a responsabilidade pelo outro, mas caminhar ao lado, estar próximo e junto nos bons e maus momentos, é criar todos os dias boas opções para que o relacionamento flua, sem que precise exigir do outro, querer que o outro seja importante em sua vida, e que você seja o mesmo na vida dele.

Amar, não é fácil, ser amado também não é, porque cada um ama ao seu jeito e de sua maneira, e sempre haverá alguém em um relacionamento que será mais comprometido e envolvido, que investirá mais, por essa razão, caso não queira isso para você, não permita, que alguém seja amor em sua vida, sem que você possa ser amor na vida desse alguém. Porque o amor é reciprocidade sempre, é ser sincero, verdadeiro, integro, não limitar os sentimentos porque em algum momento em sua vida, não teve seus sentimentos valorizados, e caso isso tenha ocorrido, lembre, quem pensa no passado, não vive o presente, e perde a oportunidade única de ser feliz no futuro. Olhe para frente, invista, confie, acredite, porque para ser amor de verdade, e ser amado de verdade, é preciso mais do que apenas estar junto, é necessário, e faz ser necessário, creditar e acreditar no amor, como uma aliança, em uma comunhão, em uma unidade que faça você unir sua vida a alguém que queira unir a vida dele a sua vida.

Falar de amor é fácil, viver o amor é o complicado, para realmente amar e ser amado, é preciso atitude, não falo apenas em estar junto, mas acreditar em estar junto, fazer dar certo, investir tempo e esforços, físicos, emocionais, financeiros e pessoais para que o relacionamento possa fluir, de forma que seja bom e do bem.

As vezes questiono a qualidade dos relacionamentos humanos, seja em relação a amizade, pessoal e namoro, porque as pessoas estão simplesmente vivendo o momento, permitindo que as coisas aconteçam sem comprometimento com os sentimentos do outro, que está envolvido. Falar de amor é fácil, mas será que você está investindo e tendo atitude em relação a quem você ama e a quem ama você, espero que sim, porque as lamentações e criticas virão caso porventura o relacionamento tenha um fim, e terá, e você irá pensar que foi imaturo em algumas atitudes, e verá imaturidade no outro, ao não envolver ou comprometer, ao não dedicar ou investir o melhor que pode ser, que sabe ser e quer ser, e isso fará uma grande diferença, porque um relacionamento para ter sucesso, é muito mais do que falar sobre amor, falar de amor, é preciso atitude, maturidade e consciência, requer ter responsabilidade com o outro, seja nas palavras, nas atitudes, atos e gestos, mas principalmente com o coração. Por essa razão, não permita que alguém ame você, caso não queira ser amado, não queira ser amado caso não queira amar, esse é o grande segredo, porque o amor de verdade, requer cumplicidade, intimidade, e principalmente reciprocidade. E lembre sempre, indistintamente, que você apenas poderá colher aquilo que semeia, e caso esteja semeando insegurança, em seu relacionamento, ninguém sentirá seguro em envolver verdadeiramente em sua vida e com você, ninguém terá responsabilidade com seus sentimentos e emoções, ao ponto de creditar a você e dedicar a você o melhor que pode e quer ser. Amar e ser amado, é uma arte, uma obra prima que une vidas, agrega pessoas em sua vida, com um propósito comum, que está muito além de ter horas de prazer, de estar juntos, é ser comprometido e envolver de verdade na vida do outro, querer ser do bem e ser bom, assim como deseja que alguém seja em sua vida. Costumo pensar, que mais do que falar sobre amor, falar de amor, é preciso ser amor na vida da pessoa, desse outro alguém, é investir e acreditar, é creditar, é agregar boas razões, motivos, sentimentos, emoções e sensações, é dedicação, é fazer com o ser amado aquilo que deseja para si, sem medo ou receios, com a responsabilidade de que vamos deixar marcas na vida do outro, e quando essas marcas são negativas, agregamos a vida da pessoa uma experiência ruim, alimentando seus medos, receios e inseguranças, minando a capacidade do outro em envolver e relacionar com o próximo de forma integral e verdadeiramente.

Por essa razão, tenha atitude, seja ativo, não cometa na vida do outro, os erros e equívocos que possa haver cometido no passado, estar e ser na vida de alguém amor, é permitir ser amado e amar verdadeiramente, integral e intensamente, e quem sabe, assim você não apenas será encontrado pelo amor, mas também encontrar o amor, aquele que por vezes acreditamos ser apenas uma “utopia”, porque conviver com as diferenças, com os limites e imperfeições, saber respeitar essas individualidades faz com que você seja capaz de amar com qualidade e com a verdadeira intenção de que o amor precisa e merece ser apreciado e vivido. Ame e seja amado, com respeito e responsabilidade, porque apenas assim, descobrira e sentirá que amar é muito mais do que estar junto, é descobrir no outro aquele melhor que podemos ser e estar verdadeiramente na vida de alguém, amar e ser amado, é a arte divina do encontro.

* Alexandre / Belo Horizonte

DAMIEN LOCKHEART
Enviado por DAMIEN LOCKHEART em 18/08/2012
Código do texto: T3836622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.