O longo processo da cura
Quando nos dispomos a nos curar de um mal interno, seja depressão, frustração ou a dor pela perda de um ente amado, preparemo-nos para um longo processo de cura, no qual haverá momentos em que pensaremos que nossa vida não caminha e nós nunca sentiremos qualquer alegria novamente.
O processo de cura interior é longo, difícil e nem sempre retilíneo. Em certas ocasiões, teremos recaídas e recuaremos alguns passos mas, quando reunirmos forças, voltaremos a andar e veremos que podemos continuar o nosso caminho.
Naturalmente, nós sentiremos medo. Iremos nos perguntar se saberemos nos reencontrar, se teremos coragem de enfrentar nosso medo e encararmos os inevitáveis desafios porque, embora queiramos sair da imobilidade, sabemos que o processo de cura interior envolve riscos, como o de assumir responsabilidades pelas decisões que tomarmos.
Caso sucumbamos, não nos achemos fracos. Somos humanos e podemos cair várias vezes. Pensemos que ainda não chegamos aonde queríamos mas que, pelo menos, demos alguns passos além do ponto de partida e que temos progredido. Todos os dias, iremos descobrir mais a respeito de nós e da nossa capacidade de recuperação. Qualquer passo, por menor que pareça ser, é um avanço.