Máquina do Tempo

Um dos grandes questionamentos da vida humana é o tempo. A falta dele, a sobra dele, a velocidade com que ele corre...

Segundo o dicionário da língua portuguesa Aurélio, tempo é "a sucessão dos anos, dias, horas, etc., que envolve a noção de presente, passado e futuro; momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize [...]".

Para a humanidade, o tempo pode ser definido, também, como uma barreira para realizações. O homem quer desprender-se das noções de tempo para poder sentir-se livre. Mas será que estamos preparados para isso? Então chegamos a um ponto que nos leva a pensar na complexidade que nos envolve.

A professora levanta uma questão em sala de aula: se você pudesse viajar no tempo, você voltaria ao passado ou iria para o futuro? Minha resposta imediata: passado. Eu gostaria de ter a oportunidade de concertar os erros que cometi. Mas a resposta imediata nem sempre é a melhor resposta, nem a resposta correta. Agora que já pensei melhor no assunto, posso fazer alguns apontamentos mais aprofundados.

Primeiro tópico: os erros. Um fato é que NINGUÉM gosta de errar. Eu não gosto de errar. O ser humano não gosta de errar. O erro só nos transmite ideias negativas. Outro fato é que TODO MUNDO precisa errar. Eu preciso errar. O ser humano precisa errar. São os erros que nos tornam diferentes das máquinas. Os erros servem para aprendizado, e é aprender que torna a vida interessante.

Além disso, temos o péssimo costume de nos acomodarmos. Se soubéssemos que poderíamos voltar atrás, por que nos daríamos o trabalho de fazer o certo logo na primeira vez? Nem mesmo os bons momentos seriam tão bem vividos, afinal só vivemos com intensidade porque vivemos uma vez só. É como o aluno que não estuda para a prova, porque sabe que vai ter recuperação.

Portanto, vejo-me agora sem muitos motivos para querer voltar ao passado. Viro-me, então, para o futuro, a fim de estudá-lo melhor.

O futuro está relacionado à ideia de mistério. Poder descobri-lo antes mesmo de ele acontecer, seria querer solucionar o mistério da existência. E então ficaríamos sem ter muito mais o que esperar da vida. Ficaríamos o tempo todo tentando evitar o nosso futuro, mais preocupados com ele do que com o presente.

A graça da vida é não saber o que vai acontecer daqui a pouco. A expectativa do amanhã é o que nos faz ansiar por viver mais um dia. Ir para o futuro seria como ler a última página de um livro de suspense antes de terminá-lo propriamente.

Passado, presente e futuro são elos que se relacionam, nessa ordem, para compor a vida. Não me cabe querer mudar essa ordem. E eu também não quero. É mais gostoso viver um dia de cada vez.

"O passado é história, o futuro é mistério. Mas o presente, seu nome já diz, é uma dádiva." (Kung Fu Panda)

Gabi Correia
Enviado por Gabi Correia em 14/08/2012
Reeditado em 14/08/2012
Código do texto: T3830038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.