A Igreja Católica e sua burra veneração por Pedro
Quem era a "PEDRA" sobre qual a igreja se fundamentaria, segundo Cristo disse em Mateus 16:18 afinal?
Seria Pedro a pedra fundamental, então? Seria ele a pedra angular? Pedro é a pedra de esquina?
Quem Jesus deixa claro ser a pedra viva em Mateus 21:42 e Lucas 20:17-18?
O que o próprio Pedro diz sobre isso? (Atos 4:8-12; I Pedro 2:4-8)
E quem Pedro diz ser o fundamento da igreja em ver Ef 2:21, I Pe 2:4-8?
Quem Paulo diz ser esse fundamento em I Co 3:11?
A quem a Bíblia se refere como "pedra" em Dt. 32:4, Sl 18:2, Is 32:2, I Co 10:4, II Sm 22:32 e Sl 18:31?
Vamos entender a nossa língua:
>>> ESSE:
(latim ipse, -a, -um, mesmo, ele mesmo)
pron. dem.
Designa a pessoa ou coisa que está próxima da pessoa A QUEM SE FALA ou aquela de que se falou em penúltimo lugar.
>>> ESTE:
det. e pron. dem.
Designativo de pessoa ou coisa que está presente, ou mais próxima DE QUEM FALA que outra ou outras; ou de pessoa ou coisa de que se falou em último lugar.
Este está mais perto do que esse, logo, esse é o que está com você e ESTE é o que está comigo. Imagino que isso seja claro o bastante.
Vejamos sob a exegese básica:
Nessa passagem o Espírito Santo orientou o apóstolo a empregar duas palavras, em grego, para evitar a idéia de que Pedro fosse a pedra.
Nisso já se deveria concluir que PÉTROS não é um símbolo apropriado para um fundamento, um edifício, diferente de PÉTRA – rocha é um símbolo muito próprio para o fundamento estável e permanente da Igreja.
"Na Ilíada, VII, 270, Ajax está atirando uma pedra (pétros) em Heitor, mas na Odisséia, IX, 243, há o relato de uma pedra (pétra) colocada na porta de uma caverna, inamovível pelo seu tamanho descomunal." [1], p. 158.
No grego: pétros = pedregulho, pedrinha; pétra = rocha imovível, de enorme massa;
Logo: Tu és pedrinha e sobre esta ROCHA construirei a minha Igreja.
No que Agostinho cria?
www.monergismo.com/textos/comentarios/agostinho_pedra_pedro.htm
Tertuliano, Orígenes, Cipriano, Eusébio, Ambrósio e João Crisóstomo também achavam isso: www.the-highway.com/Matt16.18_Webster.html
Contudo, os católicos crêem que São Pedro é a pedra fundamental da igreja.
E você? Acredita que vai edificar sua casa sobre a pedrinha (Cefas/Pedro) ou sobre a rocha (Cristo)?