PASSAGEM DO TEMPO em sua vida e na vida dos homens de cada tempo

O ser humano é a única criatura

que tem consciência do seu fim.

Sabe que o viver comporta o morrer.

Conhece a passagem do tempo

como uma experiência

dinâmica

que tende para a morte.

A consciência da mortalidade

leva a pessoa

ao desejo de imortalidade.

A vida é um valor

tão absoluto

para as pessoas

que a possibilidade

de seu fim

desencadeia

um desejo

de transcender

a passagem

do

tempo

cronológico.

Obs.: Organizei em verso tal qual o texto em prosa de Leomar Antônio Brustolin, coordenador do Mestrado em Teologia da Faculdade de Teologia da PUCRS.

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10).

FONTE: revista Familia Crista ou FC página livre, p. 70

-há uma imagem de prádios e o sol parece ir finalizando o dia na cidade.

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A VIDA: DOM E CUIDADO

Antropologia Teológica e Ética do Cuidado

Prof. Dr. Leomar Antônio Brustolin

∗ Doutor em Teologia pela PUST – Roma, Professor da FATEO – PUCRS.

Resumo

FONTE: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/viewFile/1732/1265

O artigo reflete sobre a dignidade sagrada da vida humana enfatizando a ética

do cuidado. A teologia cristã entende a vida humana como uma expressão de

amor do Criador. O ser humano é compreendido como imagem e semelhança

de Deus, conforme o relato genesíaco. Esse dado da revelação cristã, entretanto, sofre algumas provocações, nos dias atuais, quando a ótica racional e

pragmatista impedem uma percepção divina da realidade. É por isso que se

reclama uma nova leitura da realidade que seja capaz de promover uma nova

ética, baseada numa antropologia personalista que integre mais corpo e alma.

A fragmentação e o dualismo impedem o exercício da ética do cuidado e propalam a falência do sentido da vida. O resgate da pessoa, do cuidado e do valor da vida permite uma relação mais profunda com o Criador e com toda a

criação. Somente assim se compreendem até os limites da vida como oportunidades de encontro com Deus e com a meta da obra criada. No ato de cuidar

se explicita a experiência do encontro do humano com o divino, pois a arte da

atenção e da preservação do criado é sinal de reverência e acolhida do grande presente de Deus: a vida.

Palavras-chave: Antropologia; ética; pessoa; vida; criação; cuidado.