A incrível capacidade da falta de controle da mente - pensamentos resultantes de um momento de ócio

Queria ter mais talento pra escrever. Se existe algo que eu queria melhorar em mim é minha criatividade (e diminuir a capacidade que eu tenho de fazer merda, mas isso já é assunto pra outro texto). Tá, eu sei que sou criativo, que muitas vezes penso em coisas que ninguém pensa, que consigo desenvolver ideias e soluções relativamente engenhosas para determinadas situações (várias vezes outras pessoas percebem isso bem mais do que eu). Minha cabeça ferve a todo instante. Não existe um só momento em que eu não esteja pensando em alguma coisa estranha, ideia filosófica maluca, confissão particular,perguntas e dúvidas sobre o cosmo, movimento dos planetas, expansão do universo, história das religiões, formação da política monetária moderna, o que vai ter pra janta, versos de alguma poesia ou música. Sem contar as inumeras vezes em que versos de minha autoria são gerados espontaneamente e em questão de segundos são substituídos por outro pensamento maior, grande, confuso, que atropela o pequeno verso que atravessava o tortuoso caminho através dos (NOME DA BAGAÇA) neurônios. Como um caminhão em alta velocidade que passa sobre uma pessoa que atravessava a rua, destruindo toda e qualquer possibilidade de vida que ela viria a ter. Isso acontece dentro do meu cérebro a todo momento. Em um segundo descubro a cura do câncer sem nem saber direito o que é uma metástase e, uma fração de segundo depois, a resposta para tantos anos de pesquisa de tantos médicos e especialistas de tantos países do mundo é subitamente destruída para dar lugar a uma pergunta muito mais importante: "E se a Terra fosse do tamanho de Júpiter e ficasse no lugar de Netuno?". Pronto, lá se vai o nobel de medicina.

Será que existe alguma forma de controlar pensamentos? Digamos, não controlá-los, mas canalizá-los, aprender a guardar o que é preciso no momento certo e descartar o que for absolutamente inútil (como a cura do câncer citada acima). Tenho pesquisado alguma coisa sobre mas é difícil encontrar alguma solução sem passar por meditações, esoterismo (É ESSA A PALAVRA????) e uso de maconha.

É difícil admitir que eu, com essa imaginação fértil e essa mente rápida que possuo, até hoje ter conseguido fazer menos de cinco poesias ou músicas que me agradassem.

A única solução que por enquanto vejo é continuar estudando, pesquisando e conversando com pessoas que entendem mais do que eu sobre esse assunto. Tá, conversar diretamente com alguém sobre isso eu acho mais difícil. Continuar na pesquisa é o que me resta. Continuar a estudar pra tentar chegar em algo que me faça perder a concentração tão fácil, tão... nossa, preciso cortar a unha do pé.

Giovanini
Enviado por Giovanini em 01/08/2012
Código do texto: T3808557
Classificação de conteúdo: seguro