MORTE: Tudo natural...?

Talvez hoje não haja palavra mais polissémica do que "natural"; é-o ainda mais do que mesmo "natureza". Define o Aulete:

1. Ref. à natureza ou próprio dela (recursos naturais, gás; morte natural)

2. Em que não há intervenção humana (paisagem natural)

3. Nascido, originário de um determinado local: "Os dois irmãos eram naturais do Paraná".

4. Diz-se de alimento em que não se adicionou ingrediente artificial, nem agrotóxico; ORGÂNICO

5. De acordo com o esperado, com o inerente às condições; que ocorre naturalmente: "O dinheiro fugira do bolso do gibão, na venda de seu Inácio. Natural." (Graciliano Ramos, Vidas secas))

6. Espontâneo, sem artifício: "Sua resposta foi natural, e sincera". [Antôn.: artificial. ]

7. Inato, congênito (vocação natural)

8. Peculiar, próprio de alguém ou algo: "Brincar, em sua idade, é natural".

9. Mús. Diz-se de escala, acorde, tonalidade etc. que não é alterada por acidentes

sm.

10. Indivíduo nascido ou originário de determinado local ("natural de Parati")

11. Tudo o que se apresenta em conformidade com a natureza

[Pl.: -rais.] [F.: Do lat. naturalis,e.]

"Ao natural" 1 Sem preparo, sem tempero, sem cozer, assar, fritar etc., tal como foi colhido (diz-se de alimento).

Vistos os vistos e lidos os lidos e escutados os escutados, infiro que só (?) é "natural" o que a gente considera "natural", quer dizer, o que as propagandas comercial ou governativa ou do "mercados" inoculam nas gentes que apenas é "natural", ainda que seja decerto radicalmente artificial ou artificioso, assim dito, embora seja feito sem nenhuma arte.

Pergunto: É "natural" a pobreza? É "natural" que o 1% dos habitantes dos USA, mercê do seu poder crematístico, decida mais do que o 99%? É "natural" a democracia dirigida existente na grande parte dos estados? É "natural" proibir o aborto por "antinatural" e promover a destruição da Natureza onde quer e não só na Amazônia?

Parece que "natural" é antónimo de "cultural", quer dizer, parece que "natural" vale por "não cultivado", enquanto "cultural" vem a ser todo o produto, elemento e mesmo pessoa que passaram por algum jeito de cultivação. Se for assim, pouco ou nada há "natural" no planeta Terra, nossa Mãe; tudo nela é cultura, "cultural", efeito ou resultado de cultivações... que nem sempre cultivam, mas, antes, "descultivam" raivosamente.