MORTE: Confusão planetária.
Uns e outros mandadores, por iluminação divina ou por eleição democrática, tanto tem, agasalham-nos com conselhos gratuitos, enquanto cobram impostos e outros dízimos.
Os conselhos, 'in genere', são bons, costumam não induzir nem ao roubo nem ao assassínio, embora nestes tempos e em bastantes lugares convidam os seus súbditos a morrerem para evitarem o desequilíbrio das economias nacionais ou dos valores tradicionais, postos em questão.
Contudo, esquece-lhes, a todos os mandadores, um pormenor essencial: o exemplo ou exemplaridade, que também se diz.
Se tentassem deveras evitarem o desequilíbrio das economias nacionais, deveriam começar por fugir de privilégios e outros roubos e se considerarem cidadãos como todos e ao serviço de todos os cidadãos.
Se procurassem o respeito aos valores morais e éticos, ditos tradicionais, deveriam fazer-se pobres com os pobres e denunciar o escárnio que os ricos, geralmente "bons" crentes, causam nas gentes ao rapinarem os bens que lhes pertencem (às gentes).
Mas, tristemente, no planeta Terra domina a confusão: os mandadores, quase todos, preferem não dar exemplo, governar com arbitrariedade... "democrática" e se enriquecer sobre a miséria dos seus mandados. Confusão? Pecado?