MORTE: "Gregorian"

Hoje, num hoje prolongado em bastantes anos (acho), a Alemanha parece disposta a, por fim, lograr a vitória numa terceira guerra mundial sem excessivo sangue, mas com excessiva destruição de pessoas e instituições. Nesta tarefa cruel parecem paradoxalmente convergir inimigos ontem irreconciliáveis, nas duas guerras mundiais precedentes: Alemanha e os USA, hoje conciliados até que a ambição imperial os destrua mutuamente.

Neste contexto de indução à miséria planetária, surgem movimentos decerto humanos e humanizadores de toda a ordem.

Reparo num, com o qual por acaso me topei, talvez mínimo e não sei se procuradamente pregoeiro da paz e da concórdia entre a gente humana. É o projeto musical "Gregorian", alemão, que, segundo informação da 'Wikipédia', lidera Frank Peterson. Pode dizer-se que é um dos mais bem sucedidos projetos 'pop' de fusão clássica, ao misturar 'pop' e 'rock' com cantos gregorianos.

Decerto entre a gente humana, ou com aparências humanas, há diferenças curiosas e nem sempre destrutivas, mas mesmo há pessoas que convidam à esperança e ao gozo: felicitemo-nos!

NOTA.1.- Desculpem a minha ignorância e atrevimento, mas, sem pretender fazer propaganda nem por isto receber subsídio nenhum, acho que vale a pena escutar, por exemplo,

a) http://www.youtube.com/watch?v=Yu8KnQwwmE4&feature=related

b) http://www.youtube.com/watch?v=PBYef0uUf60&feature=related

c) http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=i0xxH-DoWAQ : Neste vídeo usam-se paisagens e edifícios da Galiza.

NOTA.2.- Prevejo, sem vaticinar, que nesta terceira guerra mundial também a Alemanha sairá derrotada: toda a 'hybris', dizem as Escrituras santas, que os "Gregorian" tão sacral e misteriosamente melodiam, será castigada em ambas as vidas. "Em estudos contemporâneos de mitologia grega, o descomedimento do herói vem sendo compreendido ora segundo um modelo cristão que chega a definir a hýbris como “pecado”, ora segundo um modelo psicológico que avalia os excessos do herói como uma espécie de patologia, uma deformação psíquica imperdoável." ("Criação, húbris e transgressão na mitologia heróica" por Isabela Fernandes Soares Leite, Professora de Mitologia Grega e História Antiga na PUC-Rio. O artigo pode ler-se na rede.)