pintura/Lilianreinhardt
oil painting
O mundo é Vontade (Vida) e Representação diz o filósofo Arthur Schopenhauer. O fenômeno do mundo que se manifesta como representação é impermanente , fugaz , efêmero.
A Vontade é o Em-si de Kant que não pode ser conhecido , é a Vontade de Vida para Schopenhauer que se faz representação aos sentidos fenomenicos e apreensão sensível da Unidade através da transcendencia pela Arte, do Belo e pelo Ascetismo!.
Tanto Buda como Schopenhauer eram ateus. Para Buda o homem tem que se despir de todos os desejos, para alcançar a iluminação do Vazio/Cheio, para Schopenhauer a vida é sempre sofrimento e os desejos manifestados pelo fenômeno são sempre insaciáveis, renovando-se na compulsão fenomenica de sua efemeridade, então o homem é escravo dos desejos da representação do fenômeno do mundo .
Mas, apesar de seu pessimismo de que a vida é só sofrimento e aprisionamento ao fenômeno Schopenhauer vê na Arte, na busca do Belo
e no Ascetismo através da compaixão, do Amor, e na contemplação estética, na experimentação estética insólita, no fazer estético, a transcendência a superação do tempo, do espaço e do corpo, sendo a música corolária dessa experimentação.
E se como fenômenos estamos separados, diz o filósofo quando transcendemos através da Arte ou do Ascetismo pela compaixão,encontramo-nos com a Unidade, comungamos com o Em-Si kantiano.
Em Schopenhauer a Ética e Moral não advém da razão com em Kant, mas, os nossos corpos fenomenicos físicos são manifestação fenomenica da unidade da Coisa em si de Kant, da Essencia, o que os leva a uma identificação na unidade com a mesma na transcendência ética/estética, traduzindo em se ter compreensão e compaixão , amor enquanto fenômenos.
Schopenhauer colocou a Arte além da ciência, da experimentação pragmática, como forma de conhecimento, tendo influenciado o compositor Richard Wagner em um de suas maiores óperas, como Tristão e Isolda, influenciado na literatura,Tólstoi, Proust, Zola, Maupassant,Checkov, Jorge Luis Borges e o poeta alemão Rilke, Niestche que só foi filósofo porque encontrou Schopenhauer, Pirandello, Bernard Shaw, Wittgenstein, foi precursor da Psicanálise, Sigmund Freud atribuiu a Schopenhauer a criação pioneira da teoria da repressão psicanálitica, um dos pontos basilares da psicanálise, tendo influenciando ainda T.S.Eliot e no Brasil , Machado de Assis .
Se, partindo de Kant que concebe o mundo tendo a ciência como experimentação pragmática e chave do conhecimento e ela não tem ação fora dele e a Coisa-em Si não pode ser conhecida, Schopenhauer caminha adiante de Kant concebendo a realidade como fenomenica e a Coisa-em Si, e tempo e espaço como categorias que pertencem ao mundo fenômenico.
Onde não há tempo e espaço há unidade, esta a realidade da Coisa em Si, assim a mente e consciência só nos permitem ver a representação da Vontade, do Belo, da Coisa-em Si de Kant (Essencia), mas através da Arte da experimentação estética, da contemplação da Arte, seja através do fazer das obras, seja pela contemplação, seja pela experienciação da natureza, ou pelo ascetismo ou despojamento do asceta, pela compaixão ao próximo, transcende-se o o mundo do fenômeno de tempo, espaço e corpo.
. Schopenhauer, filosófo alemão nascido em Danzig em1788/ e falecido em Frankfurt em 1860, foi introdutor da Metafísica Oriental no pensamento alemão e ponto basilar da história da filosofia Moderna e Contemporânea.
oil painting
O mundo é Vontade (Vida) e Representação diz o filósofo Arthur Schopenhauer. O fenômeno do mundo que se manifesta como representação é impermanente , fugaz , efêmero.
A Vontade é o Em-si de Kant que não pode ser conhecido , é a Vontade de Vida para Schopenhauer que se faz representação aos sentidos fenomenicos e apreensão sensível da Unidade através da transcendencia pela Arte, do Belo e pelo Ascetismo!.
Tanto Buda como Schopenhauer eram ateus. Para Buda o homem tem que se despir de todos os desejos, para alcançar a iluminação do Vazio/Cheio, para Schopenhauer a vida é sempre sofrimento e os desejos manifestados pelo fenômeno são sempre insaciáveis, renovando-se na compulsão fenomenica de sua efemeridade, então o homem é escravo dos desejos da representação do fenômeno do mundo .
Mas, apesar de seu pessimismo de que a vida é só sofrimento e aprisionamento ao fenômeno Schopenhauer vê na Arte, na busca do Belo
e no Ascetismo através da compaixão, do Amor, e na contemplação estética, na experimentação estética insólita, no fazer estético, a transcendência a superação do tempo, do espaço e do corpo, sendo a música corolária dessa experimentação.
E se como fenômenos estamos separados, diz o filósofo quando transcendemos através da Arte ou do Ascetismo pela compaixão,encontramo-nos com a Unidade, comungamos com o Em-Si kantiano.
Em Schopenhauer a Ética e Moral não advém da razão com em Kant, mas, os nossos corpos fenomenicos físicos são manifestação fenomenica da unidade da Coisa em si de Kant, da Essencia, o que os leva a uma identificação na unidade com a mesma na transcendência ética/estética, traduzindo em se ter compreensão e compaixão , amor enquanto fenômenos.
Schopenhauer colocou a Arte além da ciência, da experimentação pragmática, como forma de conhecimento, tendo influenciado o compositor Richard Wagner em um de suas maiores óperas, como Tristão e Isolda, influenciado na literatura,Tólstoi, Proust, Zola, Maupassant,Checkov, Jorge Luis Borges e o poeta alemão Rilke, Niestche que só foi filósofo porque encontrou Schopenhauer, Pirandello, Bernard Shaw, Wittgenstein, foi precursor da Psicanálise, Sigmund Freud atribuiu a Schopenhauer a criação pioneira da teoria da repressão psicanálitica, um dos pontos basilares da psicanálise, tendo influenciando ainda T.S.Eliot e no Brasil , Machado de Assis .
Se, partindo de Kant que concebe o mundo tendo a ciência como experimentação pragmática e chave do conhecimento e ela não tem ação fora dele e a Coisa-em Si não pode ser conhecida, Schopenhauer caminha adiante de Kant concebendo a realidade como fenomenica e a Coisa-em Si, e tempo e espaço como categorias que pertencem ao mundo fenômenico.
Onde não há tempo e espaço há unidade, esta a realidade da Coisa em Si, assim a mente e consciência só nos permitem ver a representação da Vontade, do Belo, da Coisa-em Si de Kant (Essencia), mas através da Arte da experimentação estética, da contemplação da Arte, seja através do fazer das obras, seja pela contemplação, seja pela experienciação da natureza, ou pelo ascetismo ou despojamento do asceta, pela compaixão ao próximo, transcende-se o o mundo do fenômeno de tempo, espaço e corpo.
. Schopenhauer, filosófo alemão nascido em Danzig em1788/ e falecido em Frankfurt em 1860, foi introdutor da Metafísica Oriental no pensamento alemão e ponto basilar da história da filosofia Moderna e Contemporânea.