Ensinamentos de uma professora

Uma professora, certa vez, finalizava sua aula. Como sempre, a sala se manteve em silêncio e atenciosos a todas as suas palavras. Aquilo a incomodava. Olhou para a lousa, voltou no livro as páginas que havia trabalhado e entendeu que havia ali muita matéria.

Entendendo o conceito de hierarquia em sala de aula, tentou abrir uma oportunidade para os alunos:

- "Alguém tem alguma dúvida? Sobre qualquer coisa!"

Os alunos se entreolharam e permaneceram em silêncio. Ninguém nem ao menos demonstrava uma mínima voltada de erguer seus braços.

Decepcionada e, de certa forma, indignada. A professora mandou que todos fechassem seus livros e cadernos e prestassem o máximo de atenção possível em suas próximas palavras. Sentou em sua mesa, respirou fundo e, com uma voz calma e decidida, desabafou:

- "Vocês não precisam, e não devem, concordar com tudo que falo. Façam perguntas! Questionem! Provoquem debates. A dúvida á ferramenta mais poderosa dos seres humanos. Nós chegamos na lua através das dúvidas. Nós construímos computadores com dúvidas e curamos doenças com dúvidas."

"Um sábio homem uma vez disse: 'Só sei que nada sei'. E não contente com seu estado ele continuou procurando respostas para seus dúvidas. Ele só existia enquanto tentasse achar respostas. É muito fácil balançar a cabeça e dizer 'Ok'. Nem mesmo as montanhas são iguais pela eternidade, não é direito exigir que nossa mente congele em crenças."

"Duvide, questione, procure respostas. E se alguém, de alguma forma, se recusar a responder: Levante e procure outra forma de ser respondido. Questione, questione e questione até que consiga a resposta para suas dúvidas. Assim, terá uma vida humana em plenitude, sabendo que usufruiu do nosso maior dom: O pensamento."

Igor Castanheda Ferreira
Enviado por Igor Castanheda Ferreira em 19/07/2012
Código do texto: T3787271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.