Amor X Ódio
O ódio é um sentimento visto com maus olhos pela sociedade. No entanto, se pararmos para pensar, veremos que não há lógica em afirmar que o ódio é um sentimento ruim.
Colocando em termos práticos, definimos como bom a felicidade, a alegria; e definimos como ruim a tristeza, o sofrimento. Então vejamos quão ruim é o ódio! Quem odeia sofre? Responderíamos que sim, pois quem odeia não ama, e o amor é responsável pela felicidade. Mas se refletirmos cuidadosamente sobre isso, veremos que não é verdade. Quem odeia não sofre, pois não precisa e não deseja o amor de ninguém. A felicidade desse indivíduo é viver a vida sem necessitar sentir sentimentos que não são seus. O ódio é um escudo impenetrável. É um sentimento forte e independente.
E o amor? Também é um sentimento forte, mas extremamente dependente. Dependente da sorte! E se antes dizíamos que o amor é o responsável pela felicidade, agora entendemos que o amor é o maior causador de sofrimento (quando não há sorte). Quem ama necessita sentir amor das pessoas, e se entristece quando isso não acontece, sofre quando vive em solidão. Torna-se uma pessoa fraca.
Quem ama sofre, quem odeia não sofre; quem ama é fraco, quem odeia é forte. E há quem diga que o amor supera o ódio!