Quem joga pra não perder, perde a chance de ser feliz.

Escolher, optar, tomar decisões. Eis uma das mais difíceis e árduas tarefas dessa coisa louca que chamamos de vida.

Muitas vezes paramos para pensar sobre o “porque” de passarmos por momentos tão difíceis. Batemos a cabeça na parede, passamos horas e horas de nossos dias pensando qual foi o motivo que, de repente, transformou nossas vidas em um labirinto de fogo que queima por todos os lados, aparentemente sem saída. Mas será que tudo isso não é conseqüência de alguma escolha que fizemos no passado, talvez até mesmo inconscientemente?

Confesso que não sou totalmente crente no ditado “Você colhe o que planta”, mas penso que, na esmagadora maioria das vezes, os momentos ruins pelos quais somos submetidos são puro fruto de uma decisão precipitada que tomamos lá atrás, tornando nossa existência um mar de escuridão inexplicável, destruindo, pouco a pouco, o otimismo para enfrentar o futuro que está por vir.

O pior erro do ser humano, no entanto, não é tomar uma decisão errada e depois se dar mal por conta dela, e sim agir covardemente, deixando de fazer uma escolha, abandonando seus maiores sonhos e desejos pelo medo da derrota.

Alguém que deixa de amadurecer por medo de tentar, que não sabe os caminhos para ultrapassar os obstáculos que a vida lhe impõe, se torna um estrangeiro em um país de fora, sem conhecer a língua nativa. Imagine chegar a um local onde você nunca esteve na vida e ainda por cima não conseguir se comunicar com as pessoas à volta? É assim que nos sentimos diante da vida, quando teimamos em não conhecê-la melhor. Estrangeiros assustados com o planeta desconhecido.

É ruim sofrer? Obviamente que sim! Mas pior ainda é permanecer uma pessoa inocente e imatura, uma semente que nunca se desenvolve nem regride, permanece em seu estado natural, sem conhecer o mundo perverso que a rodeia. O sofrimento é passageiro, a lição que aprendemos é eterna.

Não tenha medo e não carregue nas costas o peso de ter que tomar uma decisão. Viva tranquilamente, confie na sua capacidade, e apenas espere a hora certa para fazer isso. Afinal, a vida é um tremendo jogo de azar, e, nesse tipo de jogo, só ganha aquele que tiver coragem de arriscar.