METAMORFOSE DE VOAR

Estava aqui pensando, resolvi escrever sobre um tema bem explorado, principalmente na psicopedagogia, A METAMORFOSE:

A lagarta passa por um longo processo de transformação para virar borboleta e poder voar.

A lagarta se alimenta muito para crescer. Este "alimenta-se para crescer" do ponto de vista da psicopedagogia são as experiências que a criança vai adquirindo em contato com as pessoas, os objetos e o mundo em geral.

Há que se selecionar os "alimentos estímulos" mais apropriados para este crescimento.

Depois, ao formar o casulo, a lagarta entra em repouso. Este tempo é necessário para que haja uma assimilação e uma acomodação das experiências, para que o sujeito as possa tomar como suas, fazendo e refazendo, como se construísse o seu casulo.

Mas, há o tempo de sair do casulo e poder voar.

Tempo de mostrar, de expressar, de comunicar.

As formas de mostrar o que se sabe são variadas, às vezes são desenhos, ou são novas brincadeiras, ou, até novas perguntas.

Só que cada lagarta tem seu tempo de casulo e seu tempo de ser borboleta. Não há como forçar e nem como acelerar os tempos, sem o risco de perdermos o vôo da borboleta!

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 30/06/2012
Código do texto: T3753017