Sobre a amizade
Afinal o que é esse sentimento que temos dentro de nós que nos faz querer o melhor de uma pessoa? O que passa em nossas mentes quando temos um carinho tão grande por uma pessoa (seja ela homem ou mulher) a ponto de querer cuidar não só dela, mas de todas as pessoas importantes que a rodeiam? Isso é um sentimento? É um estado? Talvez aqui se coloque mais perguntas do que respostas, mas não nos importemos em obter as respostas, afinal, o que é uma resposta verdadeira? Há uma resposta única e singular para essas perguntas?
Em conversas, comecei a perceber o valor de uma amizade nos dias de hoje. Ou melhor, o que a amizade significa para a nossa sociedade. Enxerguei, ou, me abriram a mente para enxergar, um caminho onde o amigo torna-se, como todo o resto da sociedade, um produto. O amigo é aquele que pode lhe proporcionar algo em troca. A amizade é algo que não deveria exigir esforço, afinal amigos são para compartilhar os momentos felizes, aproveitar o momento, não deixar a vida passar.
Em minha singela opinião, terei que discordar do último parágrafo. A amizade é algo que se oferece sem valor de troca. Não é uma troca, mas uma doação. Não é fácil ser amigo, afinal os problema exigem compreensão, paciência, calma. A amizade exige tempo. Um tempo de criação de confiança, de dedicação àquele que te faz bem, que alegra seus momentos de dificuldade, que ilumina o breu das noites escuras. A amizade é o mais alto sentimento de confiança e, talvez, o mais nobre dos sentimentos. Afinal, toda forma de amor começa com o sentimento da amizade. A amizade paterna e materna. A amizade fraterna. A amizade de um homem e uma mulher. De homens e de mulheres.
Digo, portanto, que a amizade perdeu seu verdadeiro sentido na sociedade na qual vivemos. Não é mais uma demonstração de amor, mas uma demonstração e meio de troca. "Dar para receber" e "dar se receber" se sobrepuseram ao "dar sem receber". Que coisa estranha, não? A economia possui tamanha força que penetrou nas mais finas relações de sociais, como diria Foucault. E uma dessas relações corrompidas é a amizade. Um sentimento tão nobre que foi mercantilizado.
Escrito em: 06 set. 2011