QUEM SOMOS NÓS?

É muito difícil e arriscado definir alguém. Conhecemos algumas características de determinadas pessoas, sem, contudo, sabermos quem são elas, na totalidade. Não podemos nem devemos padronizar alguém. O ser humano é complexo. Diz a psicologia que ele é multifacetado. Aprendi isso na Faculdade.

Sendo assim, podemos ficar tranquilos diante do que os outros pensam sobre nós. É importante não absolutizarmos as características que nos são atribuídas. Não somos o que pensamos nem o que dizem que somos. Somos algo do que dizem; somos algo do que dizemos ser; não tudo o que imaginamos nem tudo o que nos dizem. Às vezes, nem dizem algo do que somos, nem sabemos dizer sobre nós mesmos.

É fundamental ficarmos serenos diante daquilo que os outros pensam sobre nós. São críticas? Devem ser relativizadas. São elogios? Devem ser relativizados. Caso isso não aconteça, estaremos esquecendo a nossa complexidade, o nosso mistério. Parece que já estou dizendo quem somos, quando digo que somos complexos, mistério. Entrementes, é esta a maneira mais adequada que encontro para dizer que não podemos nos dizer; que não podemos nos definir.

Portanto, pensemos mais a respeito de nossa identidade. Não nos deixemos levar por conceitos ou definições. Foi Deus quem nos projetou; quem nos criou. Ele não nos enquadra em definições. Ele nos deixa livres para construirmos a nossa história e descobrirmos quem somos. É possível?

Não sou o que dizem nem o que eu penso ser. Quem sou eu? É Deus quem sabe. No entanto, procuro tornar-me consciente de mim mesmo. Procuro conhecer-me. Procuro, ainda, construir a minha história. Isso, eu posso fazer. Disso, estou totalmente cônscio. A Divindade está comigo. Eu estou com a Divindade; com aquele que é Indizível.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 27/06/2012
Reeditado em 23/07/2012
Código do texto: T3747431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.