Reinventando a escola

No mundo nos cabe reinventar,a Escola não deve selecionar alguns,como no passado e ainda no presente,mas promover a todos;não segregar a níveis,mas valorizar as diferenças e habilidades;não domesticar para obediência,mas emancipar para a participação!

Há ,então, a formulação de hipóteses que expressem uma explicação,já que todos os humanos aprendem e ensinam ,independentemente de seu ritmo.

Reinventar a Escola é mais dificil do que descrever meramente o que o aluno deve praticar...já que a escola não é um oásis de cultura e de valores,e sim parte da mesma complicada sociedade.

Reinventar a escola permeia que alunos e educadores aprendam juntos pela prática da cidadania.O conhecimento é contextualizado,voltado a uma educação libertadora,assumindo uma relação dialógica com o outro,onde todos são sujeitos autores de produção de conhecimento!

é da natureza humana ser feliz...sorrir...gritar...a fim de expor a alegria contida nos momentos de prazer...caminhar...correr...ser criança...independente da idade.Nessa perspectiva,é importante que todos possam expressar suas emoções,respeitando o outro e a natureza.

A construção da Escola cidadã para as camadas populares é o desafio para os educadores e todos da comunidade escolar,principalmente, aqueles que como nós ,queremos vencer as desigualdades socias em que se encontra o povo brasileiro!Com esse olhar crítico,é possível construir a idéia de que cada um ,ao participar e compartilhar suas experiências,é responsável pela história do coletivo.Procuremos ,então, relacionar interdisciplinarmente cada conceito desenvolvido, cujo objetivo é estimular os alunos a refletirem sobre a importância de sua participação na ecola,na comunidade,na cidade,no Estado...no mundo,conhecendo seus direitos e buscando resultados que supram suas necessidades enquanto cidadãos...

Quando se reinventa a Escola?

Quando as paredes,portas e janelas não são limites para aprendizagem,quando saimos da Escola e conhecemos nosso bairro...,assim as paredes não são tão frias e as janelas e portas se abrem para ver o que há lá fora ,trazendo a individualidade,subjetividade e fantasia de cada aluno para dentro da sala de aula.

A escola se reinventa quando a comunidade escolar tem algo a dizer a cerca do cotidiano vivido pelos alunos dentro e fora dela.

Quando a escola se propoem como um todo em conhecer a realidade dos nossos educandos e que a pesquisa participante nos possibilite subsídios importantes para redimensionar nossas ações pedagógicas !

A Escola se reinventa a partir do momento em que os educadores acreditem nessa transformação.Um médico perguntou-me certa vez:- Qual tua profissão? Respondi absoluta: Sou Professsora e Orientadora Educacional!Respondeu-me surpreso e triste:-Pobre sofredora! Respondi com orgulho:-Doutor o senhor estaria aqui me atendendo se não tivesse passado por muitos Professores?Coitados e sofredores são aqueles que não admitem O QUE É SER PROFESSOR!Ele silenciou!

Andrea Ghiorzzi

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 18/06/2012
Reeditado em 18/06/2012
Código do texto: T3730103